Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2011 - 10h47

Protesto em Brasília pede aprovação do novo Código Florestal

Publicidade

ANA CAROLINA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

Produtores rurais estão reunidos nesta terça-feira em frente ao Congresso Nacional para pedir a aprovação da proposta de atualização do Código Florestal Brasileiro.

Segundo dados da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), já chegaram em Brasília mais de 15 mil manifestantes. A expectativa é de 20 mil pessoas. Por volta das 10h35, os produtores rurais participavam de uma missa.

Planalto e relator concordam em uma mudança no Código Florestal

O evento, promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária e pela CNA, tem como objetivo pressionar parlamentares pela aprovação da nova legislação ambiental.

O relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B -SP), que propõe alterações no Código Florestal, foi aprovado em julho do ano passado numa comissão especial. O projeto ainda depende da aprovação do plenário da Câmara dos Deputados para ser aprovado.

Marcello Casal/Agência Brasil
Caravanas desembarcam em Brasília para participar da mobilização pela aprovação do novo Código Florestal
Caravanas desembarcam em Brasília para participar da mobilização pela aprovação do novo Código Florestal

MUDANÇAS

Em entrevista à Folha, Aldo confirmou que mudanças serão feitas no código. Entre as modificações previstas está a redução das APPs (áreas de preservação permanentes) em margem de rio de um mínimo de 15 metros (o que já é uma redução de 50% em relação à lei atual) para 7,5 metros.

O texto final deve ser apresentado no máximo até o final dessa semana, para votação no plenário ainda este mês. A mudança atende a uma reivindicação da Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura).

Aldo disse ainda que "se dependesse só dele reduziria ainda mais". O problema é que os ambientalistas são contra até a redução para 15 metros.

"Não vou fazer um texto para amanhã alguém dizer que fui o responsável por expulsar quatro milhões de famílias do campo", disse o deputado em referência aos pequenos agricultores que teriam dificuldade em continuar produzindo sem a medida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página