Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2011 - 12h07

Suplente pede no STF vaga de deputado cassado há dois meses

Publicidade

DE SÃO PAULO

O suplente de deputado Francisco Evangelista dos Santos Araújo (PSL-RR) entrou com um pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) para que a Câmara dos Deputados o emposse na vaga de Francisco Vieira Sampaio (PRP), o Chico das Verduras.

Araújo questiona o fato de Chico das Verduras ter sido cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima em março, mas ainda continuar no cargo.

Segundo ele, o tribunal já comunicou a Câmara por ofício da cassação. "Não obstante, já completam quase dois meses da expedição do ofício sem que a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se digne a obedecer a decisão soberana da Corte Regional Eleitoral de Roraima", diz o suplente.

No dia 1º de março, o TRE-RR decidiu por unanimidade rejeitar os embargos declaratórios apresentados pelo deputado.

O tribunal já havia cassado o mandato dos deputado em 11 de fevereiro, mas uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o manteve no cargo até que os embargos fossem julgados.

Em setembro de 2010, Chico das Verduras e o deputado estadual George Melo (PSDC) foram presos porque, segundo a Polícia Federal, prometeram sortear para 200 pessoas três carros novos com R$ 1.000 no porta-luvas cada um, caso fossem eleitos.

Em 2007, Chico das Verduras teve o mandato de deputado estadual cassado por distribuir sopa para pessoas carentes durante o período eleitoral de 2006. Concorrendo à Câmara na última eleição, conseguiu 5.903 votos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página