Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2011 - 08h43

PSDB oferece a Serra chefia de Conselho Político do partido

Publicidade

VERA MAGALHÃES
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Numa tentativa de encerrar o impasse em torno da convenção deste sábado, a cúpula do PSDB ofereceu ao ex-governador José Serra a presidência do Conselho Político do partido.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi encarregado de tentar convencer Serra a aceitar o cargo.

Serra precisa do apoio de Alckmin para presidir Instituto Teotônio Vilela
PSDB deve se 'nacionalizar' para vencer, diz Anastasia
Alckmin volta a defender Serra à frente de instituto tucano

Um dos caciques envolvidos na negociação disse à Folha que foi delegada a FHC pelos grupos opostos a tarefa de costurar o acordo.

Na véspera da convenção, ainda não havia acerto. Em São Paulo, FHC se reuniu com Serra e com o governador Geraldo Alckmin.

Lalo de Almeida - 16.maio.2011/Folhapress
Geraldo Alckmin e José Serra (à dir.), durante inauguração da estação Pinheiros do Metrô de São Paulo
Geraldo Alckmin e José Serra (à dir.), durante inauguração da estação Pinheiros do Metrô de São Paulo

Em Brasília, a sede da sigla virou um bunker de negociação, onde se reuniram o presidente Sérgio Guerra (PE), o senador Aécio Neves (MG) e o ex-senador Tasso Jereissati (CE), entre outros.

Serra resistia em aceitar o conselho. Pelo desenho proposto, o órgão seria enxuto, com seis membros, teria poder de deliberação junto à Executiva e estrutura administrativa e financeira.

Apesar disso, o ex-governador considerava o órgão meramente figurativo, e reclamava a aliados de estar sendo "vetado" para a presidência do ITV (Instituto Teotonio Vilela).

Caso não houvesse acordo para a presidência do instituto, aliados de Serra diziam que ele poderia nem aparecer na convenção, o que explicitaria a crise no partido.

Aécio e Guerra procuraram FHC e Alckmin para dizer que, depois da recusa de Serra em aceitar o ITV quando lhe foi oferecido, em fevereiro, Tasso foi convidado e aceitou o posto.

Tirá-lo para abrir espaço para o paulista seria uma humilhação, argumentaram.

Alckmin, que foi o responsável por convencer Serra de que o ITV seria uma boa tribuna, insistiu em pleitear a função para o antecessor.

Pelo desenho proposto por Guerra e Aécio, além do comando do Conselho Político, a seção paulista do partido ficaria com a primeira e a segunda vice-presidências para um serrista (o mais cotado era Alberto Goldman) e um alckmista (o secretário de Planejamento, Emanuel Fernandes).

A secretaria-geral, segundo cargo mais importante, permaneceria com o deputado federal Rodrigo de Castro (MG), aliado de Aécio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página