Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2011 - 17h30

Empresário investigado em esquema de Campinas se entrega

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O empresário Maurício Manduca, suspeito de atuar como lobista num esquema de fraude de licitações na Prefeitura de Campinas (93 km de São Paulo), se entregou na tarde desta quarta-feira (30) ao Ministério Público.

Ele presta depoimento neste momento e, segundo seu advogado, deve ser liberado após as declarações.

Operação da Polícia Federal identificou desvios em Campinas
Tucanos são citados em investigação em Campinas

Manduca teve a prisão temporária decretada pela Justiça no dia 20 de maio, junto de mais 19 pessoas, entre elas o vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT). Ao todo, 14 pessoas chegaram a ser presas e já foram liberadas.

Segundo os promotores, o empresário agia em parceria com Emerson Oliveira, que também se entregou à polícia no início da semana.

Ambos supostamente atuavam em favor de empresas de José Carlos Cepera para obter contratos públicos, em maioria vinculados à Sanasa (empresa mista de tratamento de água e esgoto de Campinas).

Outras duas pessoas ainda são consideradas foragidas: Cepera e o promotor de eventos Ivan Goretti de Deus.

A primeira-dama Rosely Nassim Santos também compareceu ao Ministério Público nesta tarde. Ela é citada na investigação como suspeita de comandar o esquema de desvio de recursos públicos.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a primeira-dama.

INVESTIGAÇÃO

A promotoria investiga, desde 2009, o esquema de fraudes em licitações envolvendo um grupo de empresas comandadas por Cepera e indicadas por lobistas a membros de administrações nos Estados de São Paulo, Tocantins e Minas Gerais.

Em Campinas, os contratos ocorriam, em sua maioria, para obras e prestação de serviços à Sanasa. O Ministério Público investiga se houve pagamento de propina ou corrupção para se obter as empresas vencedoras.

Em janeiro deste ano, o ex-presidente da Sanasa Luiz Augusto Castrillon de Aquino, procurou o Ministério Público e optou pela chamada delação premiada, em que revelou detalhes da operação, em troca de proteção judicial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página