Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2011 - 16h29

Pimentel defende medidas adicionais para reduzir fluxo de capitais

Publicidade

DO VALOR ONLINE

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, disse hoje que o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não foi suficiente para reduzir o fluxo de capitais ao Brasil.

Segundo ele, "o sinal amarelo está aceso" e será preciso tomar medidas adicionais.

Pimentel disse que o capital continua a entrar no Brasil, ainda que de forma camuflada. Além das medidas no curto prazo, ele defendeu que, no longo prazo, só há uma forma de desestimular a entrada de recursos financeiros no país: reduzir a taxa básica de juros.

"Temos juros incompatíveis com os fundamentos da economia. A economia brasileira é sólida o suficiente para reduzir os juros", disse o ministro.

Ele considerou que "dentro em breve" será preciso entrar em uma trajetória declinante da taxa. "Não temos porque continuar praticando uma taxa tão elevada."

Apesar de defender medidas para reduzir o fluxo de capitais, o ministro disse que a mudança de patamar do câmbio veio para ficar. "Não adianta pensar que vai haver uma maxidesvalorização."

A moeda valorizada e a concorrência dos produtos chineses, com custos muito baixos, trazem novos desafios, segundo o ministro. "Há quem chegue a dizer que estamos correndo risco real de desindustrialização. Não é verdade."

O ministro disse que a indústria sofre de perda de qualidade e competitividade e afirmou que o governo brasileiro vai trazer soluções para esse problema ao anunciar o programa de desenvolvimento produtivo, em julho, com incentivos e desonerações principalmente para empresas inovadoras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página