Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2011 - 10h10

BC anuncia criação de taxa de juro referencial para economia

Publicidade

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta sexta-feira (12) a criação da taxa preferencial brasileira, que será uma média dos juros cobrados nos empréstimos às empresas que oferecem o menor risco, com classificação de crédito "AAA". Essa taxa, que começa a ser anunciada oficialmente em setembro, terá divulgação mensal.

Segundo Tombini, o objetivo é dar mais transparência às taxas cobradas neste segmento e incentivar a concorrência. Ele também explicou que isso vai permitir comparar a taxa preferencial brasileira com as taxas "prime" cobradas fora do país neste mesmo tipo de operação.

"Essa taxa vai permitir uma melhor comparação do custo do dinheiro no país em relação a outros países. Esperamos que essa maior transparência fomente a concorrência do sistema bancário", explicou Tombini.

Tombini também voltou dizer que o BC está preparado para agir no caso de agravamento da crise financeira internacional.

Tombini apoiou uma cautela maior do governo quanto ao aumento dos gastos públicos, conforme anuncio do congelamento de gastos.

"Ter uma situação fiscal robusta, ter uma finança pública bem arrumada, é muito importante para enfrentar um cenário mais difícil."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página