Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2011 - 17h58

STF nega pedido de Valério para afastar Barbosa do caso mensalão

Publicidade

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, negou pedido da defesa do publicitário Marcos Valério para impedir a participação do ministro Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão.

Os advogados de Valério afirmaram que, em 2009 --quando o tribunal analisava se abriria ou não ação penal para investigar o chamado valerioduto tucano--, Barbosa teria adiantado sua posição supostamente favorável à condenação do publicitário.

O esquema de caixa dois teria ocorrido em 1998, na campanha de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de seu Estado.

Isso porque, o ministro disse, "por três vezes", que Valério "é expert em atividades de lavagem de dinheiro, tem expertise em crime de lavagem de dinheiro e é pessoa notória e conhecida por atividades de lavagem de dinheiro".

Peluso avaliou, no entanto, que o pedido é "manifestamente improcedente". De acordo com o presidente do Supremo, "a jurisprudência aturada da Corte não admite a criação de causas de impedimento por via da interpretação".

O ministro ainda disse que os fatos relatados por Barbosa durante o julgamento questionado não tinham relação com o que é investigado no processo do mensalão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página