Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2011 - 15h42

Grande empresa brasileira paga maior juro entre emergentes, diz BC

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

As grandes empresas brasileiras consideradas "clientes preferenciais" pelos bancos pagaram juros de 16,2% ao ano entre 2005 e abril de 2011, segundo cálculo inédito do Banco Central.

Esse é o maior valor entre as grandes economias emergentes. O "spread" bancário para essas companhias no Brasil, de 3,2 pontos percentuais, no entanto, é menor que o praticado na Índia (5,7 pontos), Rússia (4,2 pontos), China (3,8 pontos) e África do Sul (3,4 pontos).

Bancos brasileiros possuem capital para enfrentar crise, diz BC
Renda do brasileiro está mais comprometida com dívidas, diz BC

Nesse cálculo, o BC considera a diferença entre a taxa básica de juros desses países e a taxa para clientes preferenciais, a chamada "taxa prime".

Nesses países, a taxa preferencial fica entre 11,4% e 11,8% ao ano, com exceção da China, onde é de 6%, próxima da praticada nos EUA (5,5%), onde o "spread" é de 2,6 pontos.

Para o BC, a divulgação pela primeira vez dessa taxa, que representa o custo dos empréstimos para clientes com menor risco, tem como objetivo incentivar o seu uso como referência para as demais operações de crédito e aumentar a concorrência entre os bancos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página