Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 14h12

Assembleia do MA vota proposta sobre estatização da Fundação Sarney

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Assembleia Legislativa do Maranhão está votando na manhã desta quarta-feira (19) a proposta da governadora Roseana Sarney (PMDB) que transfere para a administração do Estado a gestão da Fundação José Sarney.

Atualmente, a fundação, que reúne o acervo do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP), pai da governadora, é uma entidade privada.

No novo modelo proposto à Assembleia por Roseana, o governo estadual assume os custos de manutenção da fundação, que passaria a se chamar Fundação da Memória Republicana. Em contrapartida, Sarney transfere para o Estado todos os bens que estão atualmente na fundação que leva seu nome.

Atualmente, a Fundação José Sarney está instalada em um convento do século 17, em São Luís, doado à entidade pelo governo estadual em 1990. No local, há um espaço reservado a um futuro mausoléu.

Na mensagem encaminhada à Assembleia a governadora afirma que "lamentavelmente, a história da fundação tem sido marcada por constantes crises financeiras" e que "sem fontes públicas de financiamento", a fundação se sustentando com "assistemáticas contribuições de cidadãos e empresas privadas".

Os deputados de oposição criticaram o projeto, que classificaram de "culto à personalidade". Para a oposição, o projeto da governadora não define nem o custo de gestão da fundação nem o quadro de funcionários.

"Será o povo do Maranhão que pagará todos os custos deste culto à personalidade de um cidadão maranhense", disse o deputado Marcelo Tavares (PSB). Segundo Tavares, o ex-presidente teve "um enorme sucesso na vida, mas deixou o Estado do Maranhão como um dos piores da federação".

A proposta, no entanto, teve apoio da bancada governista. O deputado Magno Bacelar (PV) disse que a fundação precisa de amparo oficial por sua importância para a vida cultural do Maranhão. "Mais de 135 mil pessoas já visitaram a Fundação José Sarney, que reúne um dos acervos mais importantes do Brasil", afirmou Bacelar.

Os deputados aprovaram o regime de urgência na tramitação do projeto, que foi incluído da pauta desta quarta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página