Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
18/10/2010 - 11h08

Cozinhando com as estrelas

Publicidade

ADRIANA KÜCHLER
COLUNISTA DA REVISTA sãopaulo

Artistas viram sócios de restaurantes e disputam a atenção da clientela com as receitas que oferecem.

Christian von Ameln/.
Ator Caco Ciocler em seu restaurante, o Biond
Ator Caco Ciocler em seu restaurante, o Biond

Caco Ciocler e Biondi

Você cozinha? O ator Caco Ciocler faz cara feia e sacode a cabeça. "Há uns seis meses, comprei um livro daquele Oliver não sei o quê [o chef Jamie Oliver] e fiz uma semana de pratos incríveis! Mas faz muita bagunça na cozinha. Parei."

Caco carrega um trauma. Aos sete anos, fez um bolo de aniversário de casamento para os pais. Pegou uma receita. Duas colheres de pó Royal... se transformaram em pó de gelatina Royal! "Não estava escrito fermento", explica. "Minha mãe fingiu que estava ótimo."

Por sorte, é o sócio e cunhado dele, Bruno Previato, formado em hotelaria, quem vai tocar o restaurante Biondi, inaugurado na quinta, no Itaim Bibi. Caco contribui com grana, palpites e divulgação.

"As pessoas podem vir me ver, mas, se a comida for ruim, não vão voltar." Além de Caco, a casa promete outra "atração" --para o público feminino: o chef italiano de olhos azuis Rodolfo de Santis.

Fernanda Lima e Maní

Por volta de 2000, as modelos gaúchas recém-chegadas a SP Fernanda Lima e Helena Rizzo montaram o serviço de bufê Novas Brasileiras. Helena cozinhava e Fernanda comandava a trilha sonora. A primeira virou chef profissional, e a segunda, atriz e apresentadora. Juntas, montaram o Maní, nos Jardins, de tendência natureba como Fernanda.

Morando no Rio e com planos de abrir uma filial carioca da casa, Fernanda diz que atua como "ombudsman", com opiniões como "está na hora de a gente botar o sabão de espuminha" ou "tem que ampliar a carta de vinhos, com mais caros e mais baratos".

Quando aparece no restaurante, a moça costuma encantar a clientela, que conta com muitos VIPs, mas explica que a política ali é não divulgar a presença de famosos.

Edgard Scandurra e Le Petit Trou

Entre os carros-chefe do restaurante Le Petit Trou, em Pinheiros, estão as galettes, o "coq au cidre", as discotecagens e os bailinhos... Não dava para ser diferente, já que o guitarrista Edgard Scandurra é o sócio principal da casa. "Faço esse lado mais social", diz ele.

Scandurra foi quem sugeriu o nome, inspirado em canção de Serge Gainsbourg "que fala de buraquinhos". E quem criou a programação, com shows e o bailinho de música lenta. A clientela também é musical: Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes, Lobão, Erasmo Carlos e Céu já encheram a pança por ali.

Outra contribuição de Scandurra foi a inclusão da polêmica sidra no menu. "Adorava tomar quando viajava e aqui sempre tinha um preconceito, por ser uma bebida mais barata, de qualidade um pouco inferior. A maioria ainda prefere pedir vinho. Mas, devagarzinho, a gente vai quebrando esse preconceito."

Luz, câmera, comida!
Conheça algumas celebridades gringas que também se lançaram no mundo da gastronomia.

Robert De Niro - Nobu - NY
O restaurante japonês do ator virou um império, com mais de 20 unidades pelo mundo. Dizem que os planos de expansão de De Niro chegam em breve ao Brasil.

Francis Ford Coppola - Cafe Zoetrope - San Francisco
É o próprio diretor de "O Poderoso Chefão" quem cria o menu de sua casa italiana, com destaque para pizzas e massas. Na decoração, lembranças cinematográficas.

Justin Timberlake - Southern Hospitality BBQ - NY
Não contente em ser cantor, ator, dono de gravadora e de grife de roupas, Justin decidiu abrir um restaurante com amigos. No cardápio estilo "barbecue", muitas carnes à moda do sul dos EUA.

A IMAGEM DO SOM
O badalado cantor Kevin Johansen traz da Argentina, em dezembro, um show inédito por aqui. Na performance coletiva, ele é acompanhado por sua banda, The Nada, e pelo amigo Liniers, cartunista da Folha, que desenha ao vivo enquanto o amigo canta e toca.

PIPOCA?
Para quem enjoou do combo pipoca-refri no cinema, as salas Bradesco Prime do shopping Cidade Jardim (ingressos de R$ 37 a R$ 49) anunciam novidades no cardápio. A carta de vinhos e espumantes foi reformulada e os macarons estrearam no menu. A água San Pellegrino e o sorvete Häagen-Dazs, ufa, continuam por lá.

PIRATAS DA PAULISTA
Um grupo de "piratas" vai ser uma das atrações da mostra "Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros", que começa na quinta, no Itaú Cultural. A trupe será formada pelos coletivos Cia. de Foto e Galeria Experiência, pelo DJ Guab e pelo cineasta Marcelo Pedroso e terá como meta "piratear" outros artistas expostos ali. O ambicioso objetivo é descobrir "o que fazem as fotos" quando não se olha para elas.

NOVA CASA DIVERTIDA
O clube Funhouse, na Bela Cintra, fechou as portas por uns dias e prepara "novo layout" para estrear no próximo dia 5. Edu Azevedo, o dono, conta que o palco sai e sobra mais espaço para dançar. Conhecido pelos banheiros apertadinhos, o clube terá um toalete feminino ampliado. As moças devem comemorar.

NOVA GAZA SP
Está sendo rodado na cidade o longa "New Gaza", baseado no conto "O Processo de Paz", sobre a relação entre um judeu e um palestino. Na adaptação para a SP de hoje, foram incluídos personagens como imigrantes bolivianos e coreanos.


(COLABOROU FLAVIA MARTIN)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página