Opinião: Marcas com alma
Guilherme Lepca/Folhapress | ||
As novas mídias mudaram a maneira como os consumidores conversam com as marcas.
As estratégias digitais têm exatamente o objetivo de proporcionar uma emoção entre a marca e o consumidor. O receptor da mensagem agora pode participar do processo de comunicação, e a marca pode desenvolver uma personalidade para interagir nessa via de mão de dupla.
Entre as inúmeras possibilidades de marketing nas plataformas digitais estão as redes formadas por grupos em mídias sociais como o Facebook, Twitter, Orkut ou YouTube. Atingir esse público de forma não invasiva e proporcionar relacionamento entre ele e a marca gera uma proximidade que instiga o usuário e faz com que ele sugira, critique e participe de ações de cocriação, colaborando para um relacionamento de longo prazo.
Conteúdo gera conversação. Nas mídias sociais, conteúdo relevante gera reputação. Reputação gera seguidores no Twitter, amigos no Facebook, visualizações de fotos no Flickr, perguntas no Formspring, "check-ins" no Foursquare, vídeos exibidos no YouTube e mensagens retransmitidas para outros consumidores.
Antes das novas mídias, o contato direto entre a marca e as pessoas só era possível por meio de telemarketing ou no ponto de venda. Agora, a validação de amigos ou a opinião de conhecidos sobre determinado produto ou serviço em blogs e mídias sociais alcança um maior número de pessoas em tempo real e têm um peso maior que a
comunicação nos meios tradicionais.
O website é a base de qualquer esforço de marketing on-line, mas ele não irá funcionar de forma eficaz se estiver isolado dos outros elementos do "mix" digital. A integração dos sites com mídias sociais torna o ambiente interativo e dinâmico. A geração de conteúdo relevante e frequente faz do website um ponto de referência sobre determinado assunto, além de favorecer o posicionamento nos mecanismos de busca.
As possibilidades das novas mídias são diversas e fascinantes. Tais como o "geomarketing" em que anúncios consideram a localização geográfica para avisar um usuário da proximidade do café de sua preferência. O "QRCode", um código 2D, inserido em qualquer objeto, pode ser lido por meio de uma câmera de celular e direcionar o consumidor para uma página específica na internet. A realidade aumentada traz o mundo virtual para o real, como aplicativos em que é possível visualizar um imóvel que ainda nem foi construído. Proporcionar experiências marcantes nas novas mídias posicionam marcas como indivíduos com personalidade própria, nessa era onde marcas têm alma.
André Telles, 37, publicitário, palestrante, escritor de livros relacionados a marketing digital e CEO da agência Mentes Digitais