Descrição de chapéu Coronavírus

Sem investimento verde, não nos recuperaremos da pandemia, diz príncipe William

Em evento do Banco Mundial com secretário do clima de Biden, neto da rainha da Inglaterra pediu mudanças urgentes para conter aquecimento global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Neto da rainha da Inglaterra, o príncipe William participou nesta quinta-feira (8) de um debate do Banco Mundial sobre transição para a economia verde e disse que, sem investir na natureza e no combate às mudanças climáticas, não será possível vencer a pandemia ou acabar com a pobreza no mundo.

"Não podemos nos recuperar de forma sustentável do coronavírus, erradicar a pobreza global, zerar as emissões de carbono ou nos adaptarmos às mudanças climáticas sem investir na natureza. A evidência é clara. A natureza continua a declinar em um ritmo alarmante."

Em 2019, o príncipe já havia se transformado em entrevistador no Fórum Econômico Mundial, em Davos, fazendo perguntas ao naturalista e apresentador de TV David Attenborough sobre o que ele chamou de passos “hesitantes” dos líderes mundiais para lidar com os desafios do meio ambiente.

O príncipe enviou um recado gravado para o painel virtual desta quinta-feira que contou com a participação de John Kerry, enviado especial para o clima do governo Joe Biden, que tem capitaneado as principais discussões sobre o tema durante os encontros de primavera do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial.

O príncipe William em evento em Londres em março deste ano - Reuters

As instituições têm aproveitado os índices de retomada global, que apontam para uma saída mais rápida da crise, para levar o meio ambiente ao centro dos debates, soterrados pela ameaça de recessão nas reuniões do ano passado.

Kerry tem discutido formas de acelerar a transição econômica, financiar projetos verdes e a necessidade de cooperação, inclusive entre potências antagônicas, como EUA e China, para frear o aquecimento global.
Nesta quinta, o americano disse que, durante a retomada econômica nos EUA, duas das três carreiras que terão crescimento acima de 50% no próximo ano são ligadas às atividades verdes.

"Três categorias de empregos crescerão mais de 50% no próximo ano nos EUA. A primeira, que deve crescer 62%, é técnico em turbinas eólicas. A segunda é técnico em enfermagem, e sabemos porque isso está crescendo", completou, em referência à pandemia. "E a terceira é instalador de painel solar. O mercado está se mexendo."

Kerry diz que o mundo está perdendo tempo —"e quem fala isso é a ciência, não são políticos ou ideológicos"— para acelerar a transição econômica e frear a emissão de poluentes, inclusive com a criação de novas oportunidades no sistema financeiro para investimento verde.

"Se fizermos o que prometemos no Acordo de Paris, a temperatura do mundo ainda vai subir 3,7 graus celsius ou mais. [...] É catastrófico", disse o americano. "Glasgow [cidade na Escócia que vai sediar, em novembro, a COP26 (Conferência da ONU para o Clima] é nossa última oportunidade de tratar isso seriamente, como ameaça, e com metas mais ambiciosas."

O americano havia dito na quarta-feira, sem dar detalhes, que a Casa Branca deve passar a exigir que empresas e bancos nos EUA divulguem os riscos ambientais de seus negócios, em um esforço para reorientar investimentos em direção a uma nova fase da economia, que ele chamou de mais transformadora desde a Revolução Industrial.

"Faremos de Glasgow o próximo passo para dividir não o que estamos dispostos a fazer, mas o que realmente precisamos fazer."

Em seu vídeo, o príncipe William fez eco à necessidade de reorientar investimentos de olho nas mudanças climáticas e disse que a COP26 será reflexo para as próximas gerações. "As decisões dos líderes em Glasgow irão ecoar através das gerações nos próximos anos. Então, vamos fazer valer a pena."

"Todos vocês aqui, o Banco Mundial e cada um dos bancos multilaterais de desenvolvimento têm papel crucial a desempenhar apoiando uma recuperação ecológica, inclusiva e resiliente para a pandemia. Valorizando a natureza e colocando-a no centro do seu trabalho. E aumentando os investimentos em um futuro em que o mundo natural possa prosperar", disse o príncipe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.