EUA e China anunciam acordo para reduzir metano e erradicar carvão na COP26

Avanço da negociação entre os países pode ajudar no sucesso da conferência do clima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A China e os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (10) um acordo conjunto no âmbito da COP26, conferência de mudanças climáticas da ONU que busca concluir a regulamentação do Acordo de Paris. O avanço da negociação entre os dois maiores emissores de gases-estufa indica que os países estão dispostos a trabalhar juntos para que a conferência em Glasgow (Escócia) tenha sucesso.

O plano dos dois maiores emissores de carbono do mundo inclui aumentar a cooperação entre eles no combate à mudança climática, reduzir as emissões de metano, proteger florestas e erradicar o uso de carvão.

O acordo de princípios foi anunciado pelo enviado dos EUA, John Kerry, e pelo enviado chinês, Xie Zhenhua.

À noite, pessoas seguram cartazes atrás de sinal iluminado com as palavras "perdas e danos"
Ativistas fazem vigília em Glasgow durante a COP26 com as palavras "perdas e danos" - Paul Ellis/AFP

"Os dois lados vão trabalhar juntos para garantir uma COP26 de sucesso e facilitar um resultado que seja tanto ambicioso quanto justo", disse Xie.

Kerry afirmou que o acordo com a China era uma declaração de apoio à conferência. "Juntos mostramos nosso apoio a uma COP26 de sucesso, incluindo elementos que vão promover a ambição, mas quero ser claro de que essa declaração é um passo sobre o qual podemos trabalhar para fechar o 'gap' [de emissões]. Todos os passos importam agora e temos uma longa jornada à nossa frente", disse o americano. "Temos que mitigar mais rápido, temos que cortar emissões de metano mais rápido, temos que seguir sendo mais ambiciosos para manter [a meta de aquecimento] de 1,5°C viva."

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, elogiou o acordo. "Combater a mudança climática requer colaboração internacional e solidariedade, e esse é um passo importante na direção certa."

A presidência britânica da COP26 tenta chegar a um acordo com metas de emissões líquidas zero de carbono e que mantenha o objetivo de aquecimento global de no máximo 1,5°C, para limitar os efeitos do aquecimento global.

Rascunho de texto final publicado pela presidência na manhã desta quarta diz que "a COP26 exorta os países a acelerar a eliminação progressiva do carvão e dos subsídios aos combustíveis fósseis".

A proposta reconhece que o mundo deve limitar o aquecimento global em até 1,5ºC (enquanto o Acordo de Paris permitia uma janela até 2ºC).

O rascunho também cita que os esforços para chegar a esse objetivo devem incluir soluções baseadas na natureza —o que aumenta o reconhecimento político do combate ao desmatamento como ferramenta para conter as mudanças climáticas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.