Descrição de chapéu mudança climática

EUA pretendem produzir e vender apenas veículos pesados de emissão zero até 2040

Meta prevê até US$ 40 mil de subsídios para modelos não poluentes

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David Shepardson
Washington | Reuters

Os Estados Unidos visam produzir e vender somente veículos médios e pesados, como ônibus escolares e carretas, com emissão zero até 2040, segundo confirmação da Secretaria de Energia dos EUA nesta quinta (17) durante a cúpula do clima COP27, no Egito.

O memorando de entendimento não vinculativo estabelece uma meta para 30% desses novos veículos –que incluem automóveis de entrega comercial, ônibus e caminhões– com emissão zero até 2030, e 100% até 2040.

"Temos que trabalhar juntos através dos oceanos e fronteiras para atingir nossas metas de energia limpa", disse a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm.

Caminhões circulam em meio aos carros na rodovia 405, em Santa Monica (Califórnia) - Patrick T. Fallon/AFP

Com orçamento de US$ 430 bilhões, o projeto de lei de políticas sobre clima, impostos e drogas, aprovado em agosto, inclui novos créditos fiscais para veículos elétricos comerciais, com até US$ 7.500 de subsídios para veículos leves e médios e até US$ 40 mil para veículos pesados.

Granholm disse que o financiamento "impulsionará a inovação tecnológica, baixará os custos dos veículos e reduzirá as emissões dos transportes".

Um grupo de 16 legisladores liderados pelo senador Martin Heinrich instou no início deste mês o presidente Joe Biden a assinar o acordo, observando que caminhões médios e pesados representam 10% dos veículos, mas respondem por 28% do total das emissões de gases de efeito estufa nas estradas.

"A descarbonização dos veículos de transporte comercial é fundamental para atingirmos nossas metas gerais de emissões de carbono", disse Heinrich em um comunicado.

"Ao se comprometerem com esse objetivo ao lado de muitas outras nações, os Estados Unidos estão afirmando que levamos a sério nossa responsabilidade sobre o clima e a proteção do futuro de nossos filhos."

Os legisladores disseram que o memorando "não exige que as agências federais dos EUA adotem novos padrões, metas ou requisitos de emissão".

O memorando foi previamente assinado por 16 países e endossado por mais de 60 governos estaduais e locais, fabricantes, instituições financeiras e outros, e espera-se que mais países assinem.

A agência Reuters informou no início deste mês que a EPA (agência de proteção ambiental dos EUA) pretende emitir até o final de 2023 regras mais rígidas sobre emissões de gases do efeito estufa para caminhões pesados e outros veículos até pelo menos o ano 2030.

Em março, a EPA propôs padrões mais rígidos para 17 das 33 subcategorias de veículos vocacionais e carretas, incluindo ônibus escolares, ônibus urbanos, caminhões de entrega comercial e carretas de curta distância.

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