Iceberg do tamanho de São Paulo se desprende na Antártida

Bloco de gelo se soltou das proximidades da base britânica; cientistas dizem que rompimento não tem a ver com as mudanças climáticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Um iceberg com tamanho equivalente ao da cidade de São Paulo (1,521 km²) se desprendeu no domingo (22) de uma plataforma de gelo na Antártida. O rompimento foi anunciado no dia seguinte por cientistas britânicos, que ficam em uma estação de pesquisa próxima ao local.

Apesar de o continente estar ameaçado pelo aumento das temperaturas globais, os pesquisadores do British Antarctic Survey (BAS), que estuda as regiões polares, afirmaram que o desprendimento não se deve à mudança climática.

Vista aérea de um bloco gigante de gelo branco se soltando no oceano antártico, azul escuro
Vista aérea do iceberg de 1.550 km² que se desprendeu na Antártida, na tarde de domingo (22) - União Europeia/Copernicus/Reuters

O bloco de gelo de 1.550 km² se desprendeu da plataforma na tarde de domingo, depois que a maré forte aumentou uma fenda que já existia ali, detalhou o BAS.

Há dois anos, outro iceberg, de tamanho similar, já tinha se soltado nessa mesma região, batizada de plataforma de gelo Brunt e sobre a qual se situa a base científica britânica Halley VI.

Veja antes e depois do iceberg se desprender

Carregando imagens...
Plataforma de gelo é vista de cima ainda inteira, toda branca sobre o mar azul escuro, antes de rompimento de iceberg
Plataforma de gelo, toda branca, é vista de cima após rompimento de iceberg sobre o mar azul escuro

Plataforma de gelo Brunt, na Antártida, foi registrada em 20 de janeiro, antes do iceberg se soltar, e quatro dias depois, quando o bloco de gelo gigante já havia se desprendido - União Europeia/Copernicus/Reuters

As grandes fissuras nas plataformas de gelo vêm aumentando na última década, segundo os glaciologistas.

Em 2016, depois que a fenda que se rompeu no domingo começou a aumentar, o BAS decidiu mover a base Halley VI para outro lugar, a cerca de 20 km de distância, por medo de que ficasse à deriva sobre um iceberg.

"Este desprendimento era esperado e é parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está vinculado à mudança climática", explicou o glaciologista Dominic Hodgson, citado em uma nota.

A Antártida, no entanto, sofre as consequências do aquecimento global. No ano passado, foram registrados recordes de temperaturas máximas na região.

Em fevereiro de 2022, a extensão de gelo no continente alcançou o mínimo já registrado em 44 anos de observações de satélite, indicou recentemente o relatório anual do programa europeu sobre mudança climática Copernicus.

Em 2021, o derretimento de um iceberg que tinha se soltado quatro anos antes liberou mais de 150 bilhões de toneladas de água doce misturada com nutrientes no oceano. O fato foi considerado preocupante por cientistas devido ao impacto desse volume em um ecossistema frágil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.