Descrição de chapéu Planeta em Transe

Biden está empenhado em arrecadar recursos para ajudar no combate ao desmatamento, diz Alckmin

EUA ainda não definiram valor da doação; na visita de Lula a Washington, o governo brasileiro se decepcionou com o montante mencionado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (27) que o governo dos Estados Unidos está "empenhado" em arrecadar "recursos vultosos" para ajudar no combate ao desmatamento na Amazônia. No entanto, disse que o montante ainda não está definido.

Ele concedeu entrevista após reunião com o enviado especial para o clima do governo americano, John Kerry, e classificou o encontro como "muito proveitoso".

"O enviado John Kerry não definiu valor, mas colocou que ele vai se empenhar junto ao governo, junto ao Congresso norte-americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo da Amazônia como também outras cooperações", disse.

O vice-presidente Geraldo Alckmin durante entrevista após reunião com John Kerry
O vice-presidente Geraldo Alckmin durante entrevista após reunião com John Kerry - Evaristo Sá/AFP

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), Aloizio Mercadante, responsável pela administração do Fundo Amazônia, também participaram da reunião, que aconteceu no Palácio do Itamaraty.

No início de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita ao presidente dos EUA, Joe Biden. Na ocasião, a Casa Branca acenou com cerca de US$ 50 milhões (R$ 260 milhões) para cooperação ambiental o valor foi considerado decepcionante por negociadores brasileiros.

Retrato do grupo em uma sala decotada com quadros e tapetes
Da esq. para dir., Elizabeth Frawley Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil, John Kerry, enviado especial do clima, Geraldo Alckmin, vice-presidente, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, Maria Laura da Rocha, ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, e Aloizio Mercadante, presidente do BNDES - Gustavo Magalhães/MRE

Nesta segunda-feira (27), Alckmin demonstrou otimismo em relação à doação de valores pelos EUA para ajudar na preservação da Amazônia e disse que o encontro tratou temas como descarbonização, transição energética, desmatamento e impactos da mudança climática.

O vice-presidente, porém, afirmou que não foi discutida qual contrapartida o Brasil teria que dar para conseguir o repasse do governo americano.

"O compromisso do Brasil já ficou claro com a presença do presidente Lula no encontro com presidente Biden, claro compromisso do Brasil de ser grande protagonista no combate às mudanças climáticas", disse.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, teve uma reunião com Kerry na sede da pasta. Após o encontro, que discutiu parcerias a serem desenvolvidas entre os governos brasileiro e americano, ele afirmou que o americano expôs a dificuldade em aprovar o envio de verba dos EUA ao Brasil.

"Vamos promover cooperações técnicas, inclusive parcerias econômicas, investimento no Fundo Amazônia. Claro, ele deixou muito claro também a dificuldade de o governo Joe Biden aprovar no Congresso americano recursos públicos para investir no Fundo Amazônia, mas vão fazer, vão fazer porque acham muito importante", disse.

O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.