Descrição de chapéu mudança climática

Mudança climática tornou ondas de calor na Ásia '30 vezes mais prováveis'

No mês passado, países da região sofreram com temperaturas acima de 40°C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Stanway
Cingapura | Reuters

As ondas de calor recorde que atingiram grandes áreas do sul e sudeste da Ásia em abril se tornaram "30 vezes mais prováveis" como resultado da mudança climática induzida pelo homem, disse uma equipe internacional de cientistas nesta quarta-feira (17).

A região registrou temperaturas superiores a 40ºC no mês passado, com Bangladesh no ponto mais quente em 50 anos, Tailândia registrando um recorde de 45°C e Laos superando 42°C, o que causou danos generalizados à infraestrutura e escassez de energia, bem como um aumento dos casos de derrame cerebral.

Uma equipe de cientistas do grupo World Weather Attribution estudou os níveis de calor e umidade em partes da Índia e Bangladesh, bem como na Tailândia e no Laos, e concluiu que estavam pelo menos 2°C mais quentes como resultado das mudanças climáticas. As temperaturas globais subiram em média 1,2°C desde 1900.

Homem bebe água de mangueira para se refrescar em Prayagraj, na Índia - Sanjay Kanojia/AFP

As ondas de calor úmido que costumavam ocorrer uma vez por século em Bangladesh e na Índia agora deverão acontecer a cada cinco anos, enquanto o calor na Tailândia e no Laos teria sido "virtualmente impossível" sem a mudança climática, disseram os cientistas.

"As ondas de calor não eram naturais", disse Chaya Vaddhanaphuti, membro da equipe da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, em entrevista coletiva na quarta.

"A menos que tomemos medidas drásticas para reduzir as emissões de carbono, ondas de calor como essa continuarão a se tornar mais comuns", disse ele.

Um policial conversa com um casal no chão, que quase desmaiou devido ao calor em Segamat, na Malásia
Um policial conversa com um casal no chão, que quase desmaiou devido ao calor em Segamat, na Malásia - Segamat Police District - 11.mai.23/via Reuters

O estudo mostrou que em algumas partes da região o índice de calor estimado —que leva em consideração a umidade— estava próximo do nível "extremamente perigoso" de 54°C, representando riscos consideráveis à saúde, em todo o sul e sudeste da Ásia.

Embora algumas partes da região tenham implementado "planos de ação contra o calor" para fornecer assistência médica de emergência e água ou fechar escolas, outras estão mal preparadas e têm acesso limitado aos recursos necessários para lidar com temperaturas extremas, afirmou.

Ainda não está claro quantas mortes resultaram das ondas de calor em abril, mas temperaturas extremas na Índia causaram pelo menos 24 mil mortes desde 1992, com 90% da área total do país situados em "zonas de perigo" de calor, disseram estudiosos no mês passado.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.