Descrição de chapéu Planeta em Transe petrobras

Petrobras reapresenta pedido para perfurar poço na foz do Amazonas

Anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates, na noite desta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Romani
São Paulo | Reuters


A Petrobras reapresentou o pedido de retomada do processo de licenciamento para perfuração do poço Morpho 1-APS-57, na foz do rio Amazonas. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates, no Twitter, na noite desta quinta-feira (25).

Procurada pela Reuters, a estatal confirmou as informações, mas até o momento não havia se posicionado via comunicado ou fato relevante ao mercado, como de praxe.

O poço 1-APS-57 faz parte do bloco FZA-M-59, no litoral do Amapá, na chamada bacia da foz do rio Amazonas.

A foz do Amazonas, na costa do Brasil e da Guiana Francesa - Elsa Palito/Greenpeace Brasil
A foz do Amazonas, na costa do Brasil e da Guiana Francesa - Elsa Palito/Greenpeace Brasil - Elsa Palito/Greenpeace Brasil

Na semana passada, o Ibama rejeitou a solicitação da estatal para perfuração de poços no bloco FZA-M-59, o que chegou, inclusive, a gerar ruídos dentro do governo. A Petrobras disse que protocolaria um pedido de reconsideração da decisão.

Prates afirmou que, desde que conseguiu os direitos da concessão do local, a Petrobras "passou então a buscar obter o licenciamento das atividades pertinentes, entre elas a perfuração de um 'poço pioneiro' —o poço inaugural para se checar se há possibilidade de ocorrência de petróleo ou gás num determinado setor de uma bacia".

Segundo ele, o processo de licenciamento foi "conduzido com a máxima diligência pelas equipes de sustentabilidade e meio ambiente da Petrobras".

O presidente da companhia acrescentou que "alguns mal-entendidos técnicos e argumentos distorcidos merecem esclarecimento".

Ele citou, como exemplo, o uso de foz do Amazonas para se referir à área alvo de disputa. O nome, segundo ele, "só é assim em virtude do Mapa das Bacias Sedimentares Brasileiras, e abrange uma área bem mais ampla do nosso Mar Territorial e Plataforma Continental, da mesma forma que a bacia terrestre do Paraná extrapola os limites do estado de mesmo nome".

Colaborou Carolina Pulice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.