Islândia volta a permitir caça de baleias, sob críticas de ambientalistas

Governo prevê uso de métodos que diminuam o sofrimento dos animais na morte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O governo da Islândia autorizou a retomada da caça às baleias nesta sexta-feira (1º), sob condições estritas, depois de tê-la suspendido por mais de dois meses em nome do bem-estar dos animais.

"A caça às baleias pode ser retomada amanhã", anunciou o Ministério da Agricultura e Pesca nesta quinta (31).

A decisão foi muito mal recebida pelos grupos de defesa dos direitos dos animais que esperavam o fim dessa prática, após a suspensão da caça decidida no final de junho.

Homens cortam baleia morta ao ar livre no que parece ser uma área portuária
Baleia é aberta por pescadores em Hvalfjsrour, na Islândia - Halldor Kolbeins - 19.jun.2019/AFP

"Essa decisão é devastadora e inexplicável", afirmou a Humane Society International em um comunicado.

"A proteção das baleias é uma necessidade crítica, e esta decisão é uma oportunidade frustrada de pôr fim a esses massacres no mar", acrescentou.

No final de junho, o governo havia decidido suspender a caça, após a publicação de um relatório solicitado pelo governo que concluiu que a prática não estava em conformidade com a lei islandesa sobre o bem-estar animal.

Elaborado por veterinários, o documento constatou que a morte dos cetáceos era demasiado lenta. Em vídeos divulgados recentemente, é possível ver a agonia de uma baleia caçada no ano passado, que durou cinco horas.

Para justificar a nova autorização, o Ministério da Agricultura e Pesca considerou, em um comunicado, que há base para "alterar os métodos de caça, que levem a menos irregularidades e, portanto, a uma melhora do ponto de vista do bem-estar animal".

Atualmente apenas a empresa Hvalur tem licença de pesca de baleias na Islândia. "[Ela] deve respeitar a regulamentação imposta hoje pelo governo", afirmaram as autoridades.

Essa regulamentação "prevê exigências mais fortes em termos de equipamentos e de métodos de caça e de vigilância reforçada", acrescentou.

A licença da Hvalur expira em 2023. A empresa já anunciou que esta temporada será a última, devido à baixa rentabilidade da pesca.

A companhia ainda não reagiu à decisão do governo, embora, segundo a imprensa local, seus barcos tenham saído ao mar esta semana para localizar cetáceos, em antecipação à nova medida do Executivo.

As cotas anuais autorizam a captura de 209 baleias-comuns e 217 baleias-de-minke. Nos últimos anos, as capturas têm sido muito inferiores, devido à menor procura por carne de baleia.

Islândia, Noruega e Japão são os últimos três países do mundo a autorizarem a caça desses animais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.