Descrição de chapéu Planeta em Transe

Emissões por queimadas no Brasil em fevereiro são as maiores desde 2003, diz observatório europeu

Recorde mensal de carbono na atmosfera é puxado por fogo na amazônia em Roraima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O fogo que vem assolando Roraima nas últimas semanas fez disparar as emissões de carbono por incêndios florestais do país em fevereiro. Até o dia 27, as queimadas emitiram 4,1 megatoneladas de carbono, índice mais alto para o Brasil em ao menos duas décadas.

Os dados são do observatório climático e atmosférico europeu Copernicus, que rastreia essas emissões desde 2003, e foram divulgados nesta quarta-feira (28).

Vista de drone da fumaça subindo das árvores
Incêndio na floresta amazônica na cidade de Bonfim, em Roraima, nesta quarta (28) - Bruno Kelly/Reuters

Cidades de Roraima têm ficado encobertas por fumaça, incluindo a capital, Boa Vista. Outra área impactada é a Terra Indígena Yanomami, que recebe ar poluído em consequência de incêndios originados nos municípios de Amajari e Mucajaí.

Em nota, o governo de Roraima informou que desde outubro foram realizadas 5.661 ações de prevenção e mais de 1.035 de combate a incêndios florestais e que todos os prefeitos foram convocados para elaborar um plano de enfrentamento às queimadas.

A gestão de Antonio Denarium (PP) também destaca que foi autorizada a entrega de 25 mil cestas básicas à população e a escavação de poços artesianos com água potável para atender as comunidades e criar bebedouros de animais. O texto diz, ainda, que a situação em Amajari, uma das cidades mais impactadas, foi amenizada com a chuva registrada na região na segunda-feira (26).

No sábado (24), o governador decretou situação de emergência em nove municípios devido à seca e solicitou reforço do governo federal para atuar em áreas de competência da União.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o estado foi responsável por quase metade (47,8%) dos focos de incêndio de todo o Brasil neste mês, período atípico para a alta nas queimadas na região.

Até agora, Roraima teve 2.001 focos, número quase 12 vezes maior do que o registrado em fevereiro do ano passado (168) e próximo dos 2.659 focos que ocorreram na região em todo o ano de 2023.

BR-174 tomada por fumaça no Distrito Industrial, em Roraima - Nilzete Franco - 20.fev.2024/FolhaBV

Em razão dos incêndios e da estiagem que agrava o problema, o governo de Roraima decretou emergência em nove municípios na última semana.

Desde janeiro, o país vem registrando um número incomumente alto de queimadas para esta época do ano. No mês passado, foram 4.555 focos, enquanto fevereiro teve outros 4.182 —aumento, respectivamente, de 83% e 105% na comparação com o mesmo período de 2023.

Os dados do Copernicus mostram ainda que as emissões de carbono também foram recordes em fevereiro na Venezuela e na Bolívia, impulsionadas pelas chamas no norte da amazônia continental.

"Foi detectado um aumento significativo no número de incêndios, sua intensidade e emissões estimadas em toda a América do Sul tropical na segunda metade de fevereiro. As regiões mais afetadas foram o nordeste da Venezuela, Bolívia, o estado de Roraima no Brasil e a Colômbia", disse, em nota, o observatório.

Na Venezuela, as emissões até 27 de fevereiro chegaram a 5,2 megatoneladas de carbono, enquanto na Bolívia a taxa foi de 0,3 megatoneladas. O órgão ressalta que o pico da temporada de incêndios florestais na região amazônica como um todo normalmente ocorre em setembro e outubro.

"Muitas partes da América do Sul têm enfrentado condições de seca, o que contribuiu para o aumento do risco de incêndios", explica Mark Parrington, cientista sênior do Serviço de Monitoramento da Atmosfera do Copernicus, em comunicado.

"O transporte da fumaça está cobrindo uma grande área da região e causando aumento da poluição do ar em áreas povoadas."

A seca que vem atingindo a bacia amazônica é intensificada pelas mudanças climáticas, pelo El Niño e pelo desmatamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.