Pescadores encontram cavalo-marinho da Patagônia no litoral do Rio de Janeiro

Animal passou por reabilitação e foi devolvido ao mar por pesquisadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um cavalo-marinho da Patagônia, raro no litoral do Rio de Janeiro, foi capturado por engano por pescadores na Baía de Guanabara e devolvido ao mar após passar por reabilitação no laboratório do projeto Cavalos-Marinhos, na Universidade Santa Úrsula.

Os pescadores procuraram o projeto ao perceberem que o animal precisava de cuidados antes de voltar para o mar.

A imagem mostra um cavalo-marinho nadando em um aquário. O animal tem um corpo alongado e curvado, com uma coloração que varia entre tons de roxo e marrom. Sua cabeça é distinta, com um focinho longo e olhos proeminentes. O fundo da imagem é desfocado, sugerindo um ambiente aquático.
Cavalo-marinho da Patagônia encontrado na Baía de Guanabara - @cavalosmarinhosrj/Reprodução

Segundo os pesquisadores do laboratório, os cavalos-marinhos da Patagônia nadam da Argentina até o litoral brasileiro durante o inverno, para procurar abrigo em águas mais quentes. A espécie encontrada na Baía de Guanabara é um macho grávido.

O animal passou por uma semana de reabilitação e foi devolvido ao habitat natural com a ajuda de integrantes do Iate Clube do Rio de Janeiro.

"A gente raramente vê esse animal. Ele é muito especial porque migra da Argentina até a nossa costa durante o inverno, para fugir das águas geladas", disse Natalie Freret, coordenadora do projeto Cavalos-Marinhos do Rio.

O projeto trabalha há 21 anos com pesquisas desses organismos em toda a costa do Rio e tem parceria do Programa Petrobras Socioambiental.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.