Siga a folha

Marcos Pontes faz exames em hospital de Brasília após se sentir indisposto

Ministro da Ciência e Tecnologia participaria de audiência pública sobre exoneração de diretor do Inpe

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) sentiu indisposição e foi admitido no Hospital das Forças Armadas nesta quinta-feira (12) para atendimento de urgência, segundo boletim médico. 

O comunicado afirma que o ministro foi admitido no hospital às 7h45 desta quinta e apresentava  apresentava tontura, dificuldade de deambulação (para andar), náuseas, vômitos e sudorese.

Segundo o boletim, o quadro teve início há uma semana e piorou na madrugada desta quinta. O ministro foi avaliado pela clínica médica e por otorrinolaringologista, fez exames clínicos e laboratoriais e foi medicado. Pontes recebeu alta na tarde desta quinta e recebeu recomendação de repouso absoluto por, no mínimo, 48 horas.

O ministro participaria de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara para falar sobre a exoneração de Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, no último dia 3 de setembro. - Pedro Ladeira/Folhapress

Galvão foi exonerado em 2 de agosto após criticar dados sobre desmatamento considerados sensacionalistas pelo governo. A saída do ex-presidente do Inpe ocorreu em meio a informações do instituto que mostravam aumento da área desmatada no país.

No último dia 4, Galvão rebateu os questionamentos do governo em relação aos dados e afirmou que a questão da Amazônia começou a ser despertada após as acusações, sem provas, do presidente contra ele.

Pontes indicou como diretor interino Darcton Policarpo Damião, formado pela Academia da Força Aérea em Ciências Aeronáuticas.

É o segundo ministro do governo de Jair Bolsonaro a ser internado no hospital em duas semanas. No final de agosto, o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital após se sentir mal. Ele recebeu alta depois de passar uma noite no HFA.

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas