Siga a folha

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Escorpiões voadores para prefeito

Com base no movimento de reajuste salarial, policiais militares articulam candidaturas em sete capitais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A reportagem de Fernanda Mena publicada no caderno em que a Folha mostrou o que foi a ditadura militar no Brasil esclarece que a Polícia Militar não se tornou o que é hoje —extremamente violenta— só porque herdou os métodos do regime de exceção. Em muitos aspectos, ela é assim desde a sua implantação, na época do Império, uma guarda armada a serviço das elites, um pequeno exército operado pelas oligarquias.

No Rio, a instituição é ainda mais antiga: em 13 de maio de 1809, dia do aniversário do príncipe regente, dom João 6º criou a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte, inspirada na gendarmerie francesa. Ruy Castro desfia seu modus operandi no romance histórico “Era no Tempo do Rei”: “era um dilúvio de fardas azuis”; “seus homens já chegaram à briga na rua da Quitanda brandindo suas talas, distribuindo lambadas por atacado e planejando apurar futuramente quem fora o responsável pelo conflito”.

O historiador Luiz Antônio Simas tem uma tese: “A discussão sobre o que deu errado na Polícia Militar parte de um pressuposto equivocado. O problema das PMs não é ter dado errado. É ter dado certo. Escorpiões não foram feitos para voar como pássaros”.

A questão atual é o surgimento de escorpiões voadores. Incentivados por políticos —Wilson Witzel, durante a campanha, prestava continência até para escoteiro mirim e, eleito governador, ensaiou inventar o posto de general honorífico da PM—, preparam-se para uma aventura inédita.

Com base no movimento que reivindica reajuste de salário e que tem estimulado motins nos estados, policiais militares articulam candidaturas a prefeito em sete capitais. Já nas eleições de 2018 foi registrado um aumento de mais de 300% na participação de agentes de segurança nos Legislativos estadual e federal. Cansados de servir a quem manda bater, eles mesmos querem mandar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas