Siga a folha

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Manter as portas abertas ao deixar um ambiente de trabalho é uma das lições que carrego

Isso não implica em ser a 'miss simpatia' ou agir de forma amigável em situações desconfortáveis, mas sim em ser respeitosa e gentil com todos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sou uma grande entusiasta da colaboração. Acredito firmemente que colaborar é maior do que competir, e minha reflexão de hoje é sobre não fechar portas por onde passamos. Não estou me referindo à positividade tóxica, mas sim a expressar gratidão e lembrar daqueles que nos impulsionaram quando precisamos.

Como uma mulher negra que transita por diversos espaços e convive com pessoas diversas, não acredito em ter uma personalidade diferente para cada ambiente. Na verdade, o que você constrói na sua vida profissional, você leva para a pessoal e vice-versa.

Ser gentil e respeitoso com todos no ambiente de trabalho é importante para possíveis contatos futuros - Adobe Stock

Muitos não sabem, mas passei boa parte da minha carreira no mundo empresarial, se empreender não é uma opção e você precisa construir seu nome no ambiente corporativo, além de seus diplomas, cursos e fluência em línguas, promova a singela e poderosa gentileza nesses espaços. Essa é minha dica de ouro para hoje.

Chego ao final de 2023 cansada (quem não?), todo mundo quer falar, mas ninguém quer ouvir. Vou mais a fundo, muitos não querem nem dialogar. Em quantas situações, muitas que até se transformam em crimes, são cometidas por desrespeito ao próximo? Ter opiniões divergentes é saudável; não desrespeite ou menospreze ninguém. A arrogância e a soberba são venenos que você mesmo toma quando é só isso que você tem a oferecer.

Não desmereça ou critique empresas e pessoas. Se você tem posições e opiniões diferentes sobre as atitudes da empresa ou de suas lideranças, expresse e argumente. Mesmo que não seja bem recebido, é muito mais profissional do que sair criando tuítes de fofoca. Como dizia nossa querida Marília Mendonça, supera!

Colega de trabalho hoje, fornecedor, cliente ou chefe amanhã. O mundo é pequeno, e dá voltas que às vezes podem ser duplos twists carpados. Seja gentil, respeitoso e uma boa pessoa com todos. É de graça e faz bem para a alma.

Em minha trajetória no ambiente corporativo, carrego lições valiosas que aplico para a vida toda, sendo a principal delas: manter as portas abertas. Isso não implica em ser a 'miss simpatia' ou agir de forma amigável em situações desconfortáveis, mas sim em ser respeitosa e gentil com todos, evitando, sobretudo, fazer julgamentos sem ter acesso ao quadro completo. Em um mundo repleto de especialistas em tudo, a humildade se revela como a maior dádiva.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas