Siga a folha

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Descrição de chapéu
petrobras

Acordo improvisado com grevistas reforça vício dos privilégios

Governo dá alívio nas bombas a um setor específico, mas terá que bancar prejuízo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

“Não estamos debatendo imposto da indústria. Estamos debatendo o imposto que está sobre as costas do povo brasileiro”, declarou um sensível Paulo Skaf em setembro de 2015, quando a Fiesp lançou o pato de borracha gigante que se tornou ícone da campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff.

A federação das indústrias brigava, na verdade, para reduzir a carga tributária e aumentar o lucro dos produtores. Pegou carona no sentimento de repúdio a um governo ineficiente para conquistar apoio nas ruas.

A astúcia de movimentos liderados por empresários é que, via de regra, eles cobram privilégios para setores específicos, ainda que alguns benefícios sejam coletivos. A indústria se escora há décadas no tratamento diferenciado que recebe do Estado. Na paralisação dos caminhoneiros, as transportadoras também conquistaram regalias.

A greve nas estradas, que provocou desabastecimento e teve impacto indireto sobre todo o país, tem características de um movimento estimulado pelos patrões —um locaute. Os donos das empresas de transporte se recusaram a bancar o frete mais caro devido à subida dos preços dos combustíveis, dando fôlego à paralisação dos motoristas.

Embora a população revoltada com o aumento da gasolina tenha apoiado a manifestação, os líderes do movimento negociaram um alívio exclusivo: a redução do preço do diesel que abastece seus veículos.

Com o acordo, a vida voltará ao normal, mas todos pagarão o pato. Sob pressão dos caminhoneiros e sob aperto orçamentário, o governo foi obrigado a tomar medidas improvisadas. Dará um alívio nas bombas, mas precisará encontrar dinheiro para cobrir a perda de receita e os prejuízos da Petrobras com a operação.

A redução de impostos é tradicionalmente uma pauta liberal, mas sob forma de chantagem ela jamais leva a uma diminuição do peso do Estado, que deveria ser seu objetivo. O episódio atual reforça vícios antigos. É um remendo que precisará ser enfrentado pelo próximo governo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas