Siga a folha

Cenários para o desenvolvimento das cidades na era do 5G

Com ultra-alta velocidade e conectividade massiva, tecnologia alterará profundamente cada aspecto urbano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Mais da metade da população mundial, e esse número tende a crescer rapidamente, foi atraída para as cidades na busca por mais prosperidade, emprego, educação, entretenimento e oportunidades. Os planejadores e empreendedores das cidades ajudaram a alimentar esse movimento criando serviços e empreendimentos atrativos para aqueles que buscam qualidade de vida, levando à rápida expansão das áreas urbanas. Isso, por sua vez, resultou na necessidade de um desenvolvimento urbano sustentável, surgindo a tecnologia e a inteligência artificial como alternativas para acomodar as demandas crescentes das cidades e de seus habitantes.

Entretanto, estamos entrando em uma nova era, na qual um novo tipo de cidade inteligente deve ter seu desenvolvimento apontado para uma nova direção. Essa nova direção exige uma estratégia de integração total das tecnologias de última geração, com as necessidades de desenvolvimento das cidades.

A tecnologia 5G traz um novo impulso para o desenvolvimento das cidades nessa nova era. Os dados necessários para a operação inteligente das áreas urbanas podem ser obtidos modificando infraestruturas tradicionais vinculadas à água, eletricidade, gás, rodovia, centro de transporte etc., pela tecnologia. A infraestrutura de comunicação, que inclui banda larga de linha fixa, rede móvel, Internet das Coisas (IoT), rede privada e outros, deve servir como canal para transmissão de dados.

A coleta de dados, baseada numa ampla rede de sensores conectados pela tecnologia 5G, se tornará a pedra angular da cidade inteligente, e uma das chaves para o funcionamento da IoT, integrando profundamente pessoas e equipamentos.

Com ultra-alta velocidade, ultra baixa latência, e conectividade massiva, a tecnologia 5G, por meio da integração com a próxima geração de tecnologias de informação, incluindo inteligência artificial, análise de big data e IoT, alterará profundamente cada aspecto da cidade, inclusive o cotidiano das pessoas e a governança urbana.

As áreas de aplicação são inúmeras e vão desde serviços públicos online, monitoramento ambiental em tempo real, controle de coleta e disposição de lixo, monitoramento policial por robôs e drones, até distribuição inteligente de energia, tratamento de saúde e cirurgias remotas, entre tantas outras.

À medida que o desenvolvimento da cidade inteligente se aprofunda, além de computadores, telefones e câmeras inteligentes, uma grande variedade de terminais inteligentes pode ser implantada em larga escala, incluindo robôs, medidores de eletricidade, tampas de bueiros e recipientes para coleta de lixo com sensores etc. A ampla conectividade da tecnologia 5G, aliada a essa rede de terminais, pode conseguir uma ligação onipresente entre pessoas, coisas e sistemas, fornecendo um suporte sólido para a cidade digital.

A autonomia das cidades será uma característica marcante nessa nova era. A coleta, o processamento e a distribuição de dados e informações com a utilização da tecnologia 5G, associados a processos de inteligência artificial com as informações podendo ser transmitidas eficientemente e utilizadas em qualquer lugar e a qualquer tempo, tornam possível o funcionamento e a operação de máquinas e equipamentos, independentemente dos seres humanos.

Contudo, comunidades inteligentes devem incluir em sua operação conceitos de humanismo, com destaque para valores sociais, ambientais e de qualidade de vida. Com a governança tecnológica compartilhada e em harmonia, e com uma operação ecologicamente correta, estaremos trabalhando para realizar objetivos centrados nas pessoas, e em ambientes desenvolvidos de forma sustentável.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas