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Jornalista especializado no setor automotivo.

Incerteza financeira causada por coronavírus faz brasileiro desistir de comprar carro

Pesquisa aponta que reabertura das lojas não vai significar uma corrida para a compra de carros

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Revendedores de carros novos e usados têm um cenário enevoado adiante. A reabertura das lojas não vai significar uma corrida para a compra de carros.

A desconfiança que acompanhou o consumidor na crise econômica recente volta a ganhar força.

De acordo com pesquisa feita pelo portal Webmotors, do banco Santander, foi registrada uma queda de 35% na intenção de compra de veículos no fim de março.

A maioria dos 1.137 entrevistados (66%) pretende postergar a negociação. Entre esses, 57% afirmaram que o principal motivo para a mudança de planos é a incerteza financeira.

O medo de perder emprego e/ou renda influi mais no adiamento da compra do que a quarentena: apenas 28% dos que responderam a pesquisa afirmaram que é o temor de sair de casa devido à pandemia do novo coronavírus que os fez desistir de trocar o carro.

Os resultados indicam que a retomada das vendas não deverá ser imediata mesmo que o período de isolamento se encerre mais cedo ou que o prejuízo econômico fique aquém do esperado.

A polarização do momento (isolamento vertical X isolamento horizontal) não ajuda em nada, pois só semeia dúvidas —e o medo se baseia na incerteza.

A Fenabrave (associação que representa os distribuidores de veículos) busca alternativas para animar lojistas e consumidores. A entidade calcula que, se nada for feito, a queda nas vendas em abril deve chegar a 80% na comparação com o mesmo mês de 2019.

Em março, os emplacamentos de carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões caíram 18,45% em relação a igual período do ano passado.

Há propostas de reabertura das concessionárias em um esquema especial, com foco no comércio online. O estudo da Webmotors mostra que 49% dos entrevistados acreditam ser uma boa ideia comprar um veículo usando apenas canais digitais.

Caso consiga autorizações para que seus afiliados operem em diferentes estados, a Fenabrave terá também que trabalhar junto às montadoras para estimular a clientela. Segundo a pesquisa, 75% dos que hoje afirmam ter adiado a compra do carro podem mudar de ideia se encontrarem boas ofertas.

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