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Iveco lança caminhão a gás no Brasil e exibe elétricos na Alemanha

Objetivo global da empresa é ser carbono zero em 2040

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A edição 2012 do Salão de Hannover faz parte da história da Iveco no Brasil. Naquele ano, a empresa italiana anunciou que o extrapesado Stralis Hi-Way seria produzido em Sete Lagoas (MG). Era então um dos modelos mais modernos do segmento, eleito o Caminhão do Ano na Europa.

Passados 10 anos, a fabricante usa o mesmo palco alemão para confirmar a chegada de modelos movidos a gás natural no país, além de planos globais de eletrificação.

Salão de Hannover 2022 - Iveco apresenta linha de caminhões elétricos Nikola, que trazem baterias incorporadas ao chassi - Eduardo Sodré/Folhapress

O primeiro caminhão a GNV é justamente o Hi-Way. Um primeiro lote de 20 unidades já foi montado, e agora a empresa começa a acelerar a fabricação. A principal concorrente no segmento é a sueca Scania, que exibe na Alemanha a evolução de seus modelos a biometano.

Enquanto o gás é o presente da Iveco no Brasil, veículos elétricos da empresa surgem na Europa. Um deles é o Nikola Tre, com autonomia estimada em 500 quilômetros. A fabricante italiana afirma que as baterias podem ter 80% da energia recuperada em 1h30, desde que o caminhão seja plugado a um carregador de 350 kW.

É um dos modelos mais impressionantes em exposição no Salão de Hannover 2022, que se encerra neste domingo (25). A parte frontal é dominada por uma máscara negra que simula a grade, enquanto os acumuladores estão instalados atrás da cabine.

O PBT (peso bruto total) é de 44 toneladas, e a base do caminhão elétrico vem do Iveco S-Way.

A Nikola nasceu nos EUA e passou a ser parceira da fabricante italiana em 2019. O modelo Tre está sendo produzido em Ulm, na Alemanha.

A união deu uma nova chance à marca americana. Seu criador, o empresário Trevor Milton, enfrenta problemas judiciais e está afastado da empresa desde 2020, quando foi acusado de enganar o mercado ao simular que um modelo movido a pilha hidrogênio estaria pronto.

A farsa resultou no cancelamento de um aporte bilionário que seria feito pela General Motors, o que poderia ter encerrado a história da empresa.

A Iveco colocou ordem na casa, e o projeto do caminhão a hidrogênio vai se tornar realidade: o protótipo é outra atração da marca Nikola em Hannover. Segundo a fabricante, será lançado no próximo ano.

Outra novidade elétrica é a van e-Daily, que deve chegar ao Brasil entre 2023 e 2024. Esse segmento tende a crescer no país, impulsionado por empresas de delivery que desejam reduzir a pegada de carbono.

Ford confirma modelos e-Transit, Mustang Mach-e Maverick Hybrid no Brasil; lançamentos serão em 2023 - Divulgação

A Ford confirmou a chegada da e-Transit no próximo ano, e já há furgões "zero fumaça" à venda: os modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e JAC E-JV5.5.

A montadora americana trará também a versão híbrida da picape Maverick e o SUV 100% elétrico Mustang Mach-e. Ambos também estreiam em 2023.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

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