Siga a folha

Jornalista especializado no setor automotivo.

Conceito elétrico ID.2 é o Volkswagen Polo do futuro; veja fotos

Estreia no mercado europeu acontece em 2025 com preço inferior a R$ 140 mil

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Hamburgo (Alemanha)

O nome é ID.2, mas poderia ser Polo elétrico. O novo hatch compacto será a aposta da Volkswagen para ganhar volume nesta nova fase da indústria automotiva.

Embora já tenha desenho praticamente definitivo, trata-se de um carro conceito. Apenas o banco do motorista aparece inteiro, e mesmo assim tem desenho diferente do visto nas fotos de divulgação. O resto do interior é parcial, com algumas partes cobertas por placas pretas.

Os faróis estreitos são circundados por uma moldura com LEDs. A coluna traseira é larga, semelhante à do Golf.

Volkswagen apresenta conceito ID.2 em Hamburgo; carro será lançado em 2025 - Eduardo Sodré/Folhapress

As lanternas também são afiladas e interligadas por uma barra acrílica. No meio está a logomarca da Volkswagen, iluminada em vermelho.

O nome completo é ID.2 All, um trocadilho em inglês que remete a "ID para todos". A proposta, portanto, é popularizar a linha de veículos elétricos da marca alemã, criando uma futura opção de entrada.

Segundo a Volkswagen, seu futuro compacto elétrico deverá ter preço inferior a 25 mil euros (R$ 140 mil) na Europa. Os carros mais em conta desse segmento no Brasil – Renault Kwid e-Tech e Caoa Chery iCar – custam R$ 150 mil.

A versão definitiva do modelo chegará às ruas em 2025. A autonomia chegará a até 450 quilômetros, e a fabricante diz que seu novo automóvel será "barato como um Polo e espaçoso como um Golf".

São 4,05 m de comprimento – mesmo tamanho do Polo nacional – e 2,6 m de distância entre eixos. O porta-malas tem capacidade para receber 490 litros de bagagem, sendo maior até que o de utilitários esportivos compactos.

Haverá também a opção SUV, com estreia prevista para 2026. Serão carros globais, que possivelmente serão vendidos no Brasil até o fim desta década.

A Volkswagen está prestes a anunciar o lançamento de carros híbridos e elétricos no mercado nacional. A expectativa é de que as primeiras informações sejam reveladas na próxima semana, durante evento em que a montadora irá celebrar os 70 anos de atividade no Brasil.

O jornalista viajou a convite do Volkswagen Group

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas