Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Fiat Strada lidera mercado em mais um mês com picapes em destaque

Chevrolet Montana começa a ser distribuída e Ford F-150 esgota em minutos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fiat Strada e o Chevrolet Onix lideraram o mercado automotivo em fevereiro. A picape compacta teve 6.837 unidades vendidas, enquanto o hatch fechou o mês com 6.084 emplacamentos.

A terceira colocação é ocupada pela versão sedã do Onix, que terminou o mês com 5.125 licenciamentos. O SUV Hyundai Creta aparece na quarta posição (4.606), seguido por mais um modelo da Fiat, o hatch Argo (4.536).

Fiat Strada mantém primeira colocação em vendas no mês de fevereiro - Divulgação

Os dados foram divulgados nesta quarta (1º) pela consultoria Jato Dynamics e se baseiam no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

A liderança da Fiat, contudo, pode ser ameaçada por mais um produto Chevrolet: a concorrente direta Chevrolet Montana, que já está sendo distribuída em larga escala para as concessionárias.

Apesar da influência do Carnaval, fevereiro terminou com 129,9 mil veículos leves e pesados emplacados. A média diária chegou a 7.219 unidades, resultado melhor que o registrado em janeiro (6.493).

Foram vendidos 272,8 mil veículos no primeiro bimestre, uma alta de 5,4% em relação ao mesmo período de 2022. A base de comparação, contudo, é rasa. No ano passado, os meses de fevereiro e março registraram diversas interrupções nas linhas de produção devido à falta de componentes.

A produção segue em ritmo de retomada, mas os problemas de hoje envolvem encarecimento dos produtos e custo elevado do crédito.

Segundo a Jato Dynamics, o ticket médio dos carros de passeio e veículos comerciais leves teve uma alta de 1,6% em janeiro, chegando a R$ 148,8 mil. A tendência de alta se manteve em fevereiro.

"É um momento de muitos lançamentos de novos produtos com ano e modelo atualizados, o que justifica, de certa forma, esses aumentos", diz o comunicado divulgado pela consultoria.

A chegada de carros de alto valor até então inéditos no Brasil contribui para a elevação do preço médio. Um desses modelos é a picape grande Ford F-150, que custa a partir de R$ 470 mil.

Ford F-150 é apresentada no complexo da Ford em Dearborn, Michigan (Estados Unidos) - Rebecca Cook/Reuters

A montadora disponibilizou dois lotes do modelo na pré-venda. No dia 14 de fevereiro, as primeiras 250 unidades foram comercializadas em menos de uma hora. No dia 16, a segunda leva de 250 veículos se esgotou em nove minutos.

O interesse pela F-150 comprova o apreço do agronegócio por esse tipo de veículo. Segundo a Ford, 45% da comercialização se concentrou na região Centro-Oeste, seguida por Sudeste (25%), Sul (22%) e Norte (9%).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.