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Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Colunaria gourmet

Não basta só vender comida ou bebida, o lugar precisa ter um diferencial

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Já faz tempo que a praia dos paulistanos não é mais os shopping centers, se é que algum dia já foi. Por ser capital econômica, polo cultural, ou por falta do que fazer mesmo, São Paulo se tornou uma meca gastronômica. Só no bairro de Pinheiros, o número de restaurantes, bares e confeitarias mais do que dobrou no último ano, a ponto de questionarmos se existem bocas na cidade o suficiente para serem alimentadas por tantos lugares.

Com tanta concorrência, os donos dos negócios precisam se virar para conquistar os clientes e sobreviver. Não basta só vender comida ou bebida. O lugar precisa ter um diferencial. 

Já vi anunciando coxinha de brigadeiro, pizza com borda de coxinha, pizza sem borda, pizza só de borda.

Lugares especializados em uma coisa só, como Biscoiteria, Carnelouqueria, Veganeria e Avocaderia. Sem falar nas variantes das hamburguerias, como Tattoo Burguer, Bolovo Burguer, Hamburcina (hambúrguer com oficina mecânica) e Barbergueria (hambúrguer e barbearia, o que não soa muito higiênico). 

Outra categoria é a de lugares com “um novo conceito”, também conhecido como “conversa fiada para você pagar mais caro”. Tem restaurante que serve a comida no escuro, no pote, no tubo de ensaio, cardápios inspirado em músicas, escritores, nas receitas da Vó Neide (que nunca cozinhou ou nem existiu). 

Recentemente, vi uma hamburgueria com o tema serial killers, que funciona dentro de um presídio, com garçons vestidos de presidiários e cadeira elétrica.

Até eu, que não trabalho no ramo, já tive algumas ideias de novos estabelecimentos para driblar a concorrência, como a Millennialsaria Gourmet —restaurante que tem como especialidade o bife à milanesa servido por jovens tatuados que largaram seus empregos em busca de um sonho. 

A Sorberthaneria, novo conceito de sorveteria que serve sorbets inspirados em músicas de Maria Bethânia. E o restaurante Tahine de Que?, novo conceito que engloba culinária árabe e show de comédia.
Como não tenho intenção de ingressar nesse mercado, ficam aí essas sugestões para você, jovem empreendedor, que deseja investir no ramo gastronômico. Pode abrir.

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