Siga a folha

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Quarta Copa do Brasil está na casa de quem mais a mereceu nos dois jogos, o Palmeiras

Segunda partida da final foi a decisão mais bem jogada da temporada 2020

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nenhum jogo decisivo dos torneios mais importantes disputados por times brasileiros na temporada de 2020 foi bom.

Foram ruins os jogos do Brasileirão e também o da Libertadores. Provavelmente porque estádios vazios não colaborem.

Felizmente, o da Copa do Brasil tratou de ser diferente.

Sobraram chances de gols, emoções, boas jogadas, tudo com lealdade, com o Grêmio lembrando aqueles bons momentos de passado recente e com o Palmeiras sem se acomodar com o empate que significaria o título.

O 0 a 0 do primeiro tempo não exprimiu o que foi o jogo e prometeu a segunda etapa que vimos.

Enquanto Pepê, vendido ao Porto, decepcionava, Wesley e Raphael Veiga sobravam. E foi com passe do segundo para o primeiro que o Palmeiras fez 1 a 0 logo no começo dos 45 minutos finais e com outro de Willian para Gabriel Menino, no fim, para fazer o 2 a 0.

Wesley, por sinal, andou fazendo muita falta ao campeão estadual, continental e, agora, nacional. Ainda no primeiro tempo ele amarelou a dupla de zaga gaúcha.

Se o time merece ser ovacionado, aplausos também para a diretoria palmeirense que apelou ao torcedor para não aglomerar em torno do estádio –pena não ter sido ouvida por alguns.

O Palmeiras fecha a temporada em grande estilo com três taças das cinco que disputou, façanha única de clube brasileiro em 2020.

É improvável que neste 2021 tenhamos a volta do torcedor aos estádios, mas ficou provado que dá para ter bons jogos mesmo sem a presença da razão de ser do futebol.

SÃO 4, SAN 0

O dilúvio no Morumbi impediu que houvesse futebol no primeiro tempo do SanSão, mas não impossibilitou a enxurrada de gols tricolores no segundo.

O encontro marcado entre os treinadores argentinos Hernán Crespo e Ariel Holan terminou muito bem para o são-paulino, que teve a coragem de trocar o zagueiro equatoriano Robert Arboleda, 29, pelo também equatoriano atacante João Rojas, 31, e mudar a cara do jogo.

Por mais cedo que seja, e é, a segunda goleada seguida por 4 a 0 imposta pelo São Paulo anima o torcedor que não dera grande importância para a vitória sobre a Inter de Limeira, com dez jogadores desde os 41 minutos de jogo.

Holan tem motivos para se preocupar na reconstrução do Santos sem Lucas Veríssimo e Pituca para sempre e com Marinho vítima do novo coronavírus. Ainda mais porque já tem Libertadores nesta terça-feira (9), contra os venezuelanos do Deportivo Lara, menos mal que na Vila Belmiro.

COVID-19, SCCP 0

Em Itaquera também não houve futebol no primeiro tempo porque os dois times se recusaram a jogá-lo embora tenham feito dois belos gols.

No segundo, a tempestade botou certa emoção até a virada do Corinthians sobre a Ponte Preta: 2 a 1 inesperado para os anfitriões assolados pela pandemia com nada menos que 14 jogadores fora de combate.

Chega a ser engraçado, se não fosse trágico, falar em protocolo do futebol para enfrentar a Covid-19 diante de tais números.

Seja como for, a campanha corintiana no Paulistinha surpreende ao ganhar o quinto dos nove pontos disputados, porque contra dois times melhores, e de Série A, como Bragantino e Palmeiras, e contra o tradicional rival Ponte Preta, dois empates e a vitória.

Endividado, e às voltas com a ineficácia dos Cantillo, Luan, Otero, Cazares et caterva, o time exigirá paciência da Fiel e coragem da direção em privilegiar os títulos bancários e não os esportivos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas