Siga a folha

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Descrição de chapéu Libertadores

Quartas da Libertadores prometem 360 graus de emoções

Alvinegros, alviverdes e rubro-negros, preparem-se: vêm aí os primeiros 180°

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os reservas do Flamengo golearam o Atlético Goianiense, que venceu o Corinthians, que ganhou dos reservas do Flamengo.

De onde se pode concluir… nada!

Porque os reservas do Flamengo passearam no Maracanã lotado, o Corinthians perdeu do Atlético em Goiânia e venceu os rubro-negros cariocas em Itaquera tomada.

Nesta terça-feira (2), o estádio alvinegro voltará a receber a Fiel em peso, e no gramado os donos da casa enfrentarão o Flamengo com o que tem de melhor.

E o que o time da Gávea tem de melhor é tão superior que a Fiel terá de jogar como nunca, ou como sempre tem jogado —a ponto de o Corinthians estar invicto em casa no Campeonato Brasileiro, único mandante sem derrota.

Corinthians precisará da Fiel mais uma vez - Carla Carniel - 10.jul.22/Reuters

Aliás, a última vez em que o Timão perdeu em Itaquera pelo Brasileiro foi há um ano, no dia 1º de agosto, e exatamente para o Flamengo, por 3 a 1. De lá para cá, foram 22 jogos, 16 vitórias e seis empates. Neste ano, dez vitórias e três empates.

O detalhe está em que o jogo agora será pela Libertadores.

A Libertadores, sabem a rara leitora e o raro leitor, é diferente.

Tanto que, em 2010, o Corinthians, com a melhor campanha no torneio continental, enfrentou o Flamengo, com a pior campanha entre os classificados, pelas oitavas de final, e acabou eliminado no Pacaembu, mesmo ao vencer por 2 a 1, porque derrotado no jogo de ida por 1 a 0, em noite de tempestade no Maracanã.

Em resumo: mais do que no gigante Cássio, a aposta corintiana está em Itaquera, onde alguma coisa acontece para que resultados tão positivos sejam alcançados.

O crítico sensato dirá que simplesmente manter a invencibilidade já será valioso, mas a hora é de ambição, não de sensatez.

Nem mesmo o 4 a 1 do Flamengo sobre os goianos pode significar muito para animar o Corinthians quando enfrentar o Atlético pela Copa do Brasil em desvantagem de 2 a 0.

Porque números, história, tradição, valem muito para contar o passado, quase nada para antecipar o futuro, mesmo que o presente revele o esquadrão carioca repleto de jogadores decisivos, embora cinco pontos atrás do rival na competição nacional.

Entre Palmeiras e Atlético Mineiro a história é outra, porque recente.

Pouco importa o fato de o alviverde ter vencido 39 vezes, perdido 29 e empatado 20 em 88 jogos.

O que estará em disputa nesta quarta-feira (3) é a revanche da semifinal da Libertadores do ano passado, quando Hulk perdeu pênalti no 0 a 0 na casa verde, e o empate por 1 a 1 eliminou, invicto, o Galo no Mineirão.

Erro de Hulk abriu caminho para o Palmeiras - Andre Penner - 21.set.21/Reuters

Então, o Galo era melhor, e hoje o Palmeiras é que é.

A maior aposta mineira está na volta de Cuca, o treinador que deve desculpas à sociedade, e, é claro, no Mineirão.

Só que, além de estar melhor, mais seguro e consistente, o Palmeiras é também o melhor visitante da Libertadores, há 19 jogos invicto, com 14 vitórias. A última derrota fora de casa aconteceu em abril de 2019, para o San Lorenzo.

Dizer que o alviverde é favorito como o Flamengo será exagero, embora pareça claro que o Galo olhe para o Periquito com certa inferioridade.

Enfim, serão só os primeiros 180 minutos de dois jogos que terminarão no Maracanã, no dia 9 de agosto, e na casa verde, um dia depois.

Quem vencer terá semifinais menos difíceis, contra Vélez Sarsfield ou Talleres, no caso de Corinthians e Flamengo, e contra Athletico Paranaense ou Estudiantes, no entre Galo e Verdão.

Haja!

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas