Siga a folha

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Descrição de chapéu Previdência

Final da fila

Sem nova CPMF, equipe de Guedes anda em círculos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A reforma administrativa, cujo objetivo é conter a segunda maior despesa do governo (funcionalismo), será o próximo passo da agenda liberalizante do ministro Paulo Guedes (Economia). Na sequência, as alterações nas regras fiscais e a chamada PEC 3Ds, que propõe desobrigar, desvincular e desindexar o Orçamento da União.

A estratégia joga para o final da fila a reforma tributária e permite à equipe econômica ganhar tempo. Desde que Jair Bolsonaro mandou demitir o chefe da Receita Federal e descartou a proposta de recriação da CPMF, a pasta de Guedes não conseguiu se aprumar. Anda em círculos em busca de uma saída para desonerar a folha de salários.

Passados mais de nove meses da gestão bolsonarista, era de se esperar que o ministro e seus auxiliares estivessem preparados para o mais que provável veto ao imposto sobre pagamentos. Agora, fala-se em ir devagar com a reforma tributária, e um indefectível grupo de especialistas foi reunido no ministério para formular uma proposta governista. Enquanto isso, Câmara e Senado encaminham aos trancos, e de forma autônoma, suas medidas para simplificação dos tributos.

“Temos noção de que essa reforma tributária é importantíssima, mas não podemos, por urgência, fazer malfeito”, declarou o ministro nesta semana a investidores. Nas falas recentes de Guedes, transparece um rastro de esperança de retomar a (má) ideia da CPMF. Daí por que o tempo seria elemento útil para convencer Bolsonaro e o Parlamento de que esse é um imposto (in)viável.

Mas é curto o prazo para o governo. Em menos de três meses, o Legislativo encerrará 2019. Em 2020, as eleições municipais restringirão as atividades dos parlamentares ao primeiro semestre do ano.

A partir de 2021, Brasília respirará sucessão presidencial 24 horas por dia. Faltará capital político ao presidente, e o Congresso dificilmente entregará de bandeja uma reforma histórica para laurear o candidato Bolsonaro em 2022.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas