Siga a folha

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Camisinha: saiba quando é preciso usar e quando dá para ficar sem

Na masturbação está liberado, só que ainda assim tem um 'mas'; entenda os motivos, prática por prática

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Se você é adulto e está planejando engravidar, então não, não tem que usar camisinha nesse período. Mas sim, vai precisar ir ao médico, fazer exames, tratar possíveis doenças e só aí você pode deixar de usar enquanto estiver tentado engravidar.

Essa é a recomendação dos médicos infectologistas, que são as autoridades maiores quando o assunto é DST (doenças sexualmente transmissíveis), ou como passamos a nomear mais recentemente, IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Camisinha - Ayrton Vignola/Folha Imagem

Mas, se esse não é o seu caso, então, sim, tem que usar camisinha. Em todas as transas, e desde a primeiríssima vez. Mesmo que não ocorra a penetração de pênis na vagina ou no ânus, e que vocês fiquem apenas naquele esfrega dos genitais um no outro, também tem que usar.

Vou explicar os motivos, prática por prática, porque gosto de ser bem clara. Às vezes até chata, mas vamos lá que o assunto é sério. Vamos usar o jogo do sim ou não e ver se você acerta.

No sexo oral, sim ou não?

Sim, porque mesmo que essa prática ofereça baixo risco de transmissão de doenças, há sim essa possibilidade. Tanto que já sabemos de inúmeros relatos de gente com HPV (papiloma vírus humano) na garganta, fruto do sexo oral sem proteção.

Resumindo: se for sexo oral no pênis, é importante usar a camisinha e deixar o esperma dentro dela. Se for sexo oral na vagina, é importante usar a camisinha feminina, que recobre o canal vaginal e fica cerca de dois centímetros para fora, recobrindo parte dos lábios da vagina.

Spoilerzim: vou fazer coluna mais pra frente falando de tipos de camisinha, seu uso, passo a passo, dicas e tudo o mais. Mas sigamos aqui com as práticas sexuais.

Na penetração vaginal, sim ou não?

Sim, claro. Porque a camisinha vai proteger contra as IST, mas também vai ajudar a evitar a gravidez fora de hora. É preciso vestir a camisinha masculina assim que o pênis ficar ereto.

Ou, se a preferência for pela camisinha feminina, então não se usa a masculina, pois as duas ao mesmo tempo não dá certo: o atrito de uma camisinha na outra pode rompê-las e acabar com a proteção. A camisinha feminina é usada na vagina e colocada também logo que o casal começa as carícias sexuais.

No sexo anal, sim ou não?

Um enorme sim. Essa é a prática que mais oferece risco de transmissão de doenças, pois o ânus não se alarga nem se lubrifica como a vagina para receber o pênis.

E isso pode causar uma série de microfissuras na região anal, que não são visíveis a olho nu, mas que são portas de entrada gigantescas para vírus e bactérias, como o vírus da Aids.

Resumindo: no sexo anal, camisinha sim! Não tem negociação. Tem que usar sempre.

E na masturbação a dois, sim ou não?

Aqui não, né? Masturbação é mão na região genital. Então tá liberado. O que requer camisinha é contato de boca com genital, ou genital com genital.

Ah, mas tem um "mas". Se a masturbação for a dois e com brinquedo erótico, e a outra pessoa for usar o brinquedo em si também, então precisa sim vestir uma camisinha no brinquedo, e trocar a camisinha quanto for para o corpo da outra pessoa. Caso contrário, o brinquedo vira um possível veículo de transporte de vírus e bactérias, ou seja, de IST.

É isso. Simples (ou complicado) assim. Bom uso!

Mande suas dúvidas, perguntas e sugestões para o folhateen@grupofolha.com.br, e até a próxima coluna!

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas