Siga a folha

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Descrição de chapéu Todas

O jovem quer saber: quais são os mitos e verdades sobre masturbação

Vício, pelos na mãos e espinhas são algumas das associações que costumam fazer com o hábito

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Muitos jovens vivem se questionando (e me perguntando) se masturbação vicia, se causa espinhas na cara, pelos nas mãos ou qualquer mal à saúde. Será que algo desse tipo ocorre mesmo? Ou tudo não passa de mito da nossa cultura?

A resposta é: tudo isso é mito, mito e mais mito.

Masturbação é uma prática saudável, e não algo errado, feio e sujo. Além de trazer muito prazer, por meio dela é que se aprende mais facilmente os caminhos para se chegar ao orgasmo.

Não há mal algum em se masturbar - Stock Adobe

Mas já houve um momento na nossa história, lá nos séculos passados, até por volta de 1900, em que a moral da época dizia que o sexo deveria ser feito só para reprodução. Ou seja, para gerar filhos. E, dentro desse cenário, a masturbação não tinha espaço algum. Pior: era vista como algo totalmente nocivo e que fazia um mal gigantesco à saúde física e emocional.

No entanto, os estudiosos da sexologia e da psicologia, entre outros, começaram a questionar essa visão negativa. E hoje sabemos que não há mal algum em se masturbar! Mas ainda ficam dúvidas na cabeça de muita gente, como essas perguntas que estamos trazendo aqui. Vamos esclarecê-las...

Quanto à questão do vício, vale saber: o jovem tem MUITO desejo sexual. Isso tem a ver com a fase de iniciação em que está, além de todo um cenário hormonal propício para que o desejo seja grande.

Então, com muito desejo e numa fase de descoberta desses prazeres, costuma ocorrer MUITA masturbação. Mas isso não é necessariamente um vício. Estamos falando apenas de uma fase natural da vida.

Quanto às espinhas no rosto, o que ocorre é que na adolescência vive-se uma grande ação hormonal que pode afetar a pele. E isso leva a muitas espinhas. Coincidentemente, temos a fase de grande interesse sexual na masturbação.

Então, há quem pense que uma coisa leva à outra (a masturbação cause espinhas), mas isso não tem nada a ver. São coisas distintas que costumam ocorrer numa mesma etapa da vida.

Quanto aos pelos nas mãos e a masturbação, isso é uma das muitas bobagens que a cultura cria em torno de temas e práticas que ainda são tabus nos dias de hoje. Como a prática sexual da masturbação.

Resumindo: é importante a gente ver e rever sempre os nossos conceitos e preconceitos. Esse é um dos caminhos para uma pessoa viver as práticas amorosas e sexuais de forma cada vez mais saudável e prazerosa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas