Siga a folha

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Apesar de serem xingados, Trump e Johnson deram o pontapé para as vacinas

Enquanto os idiotas da pandemia discutem se acreditam ou não na imunização, as farmacêuticas, como sempre, nos salvaram

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

“Contra a estupidez, até os deuses lutam em vão”, disse o romântico Friedrich Schiller (1759-1805). Voltaremos já a esta citação, antes uma pequena nota de contexto.

Assim como sabíamos, o Brasil mergulha numa certa “normalização” —as aspas aqui são essenciais— em meio à peste. Com o avanço caótico da vacinação, a situação se torna menos apocalíptica, ainda que não menos catastrófica. A morte continua reclamando sua paga em cadáveres. Mas, o grosso da população não está nem aí pois precisa tocar a vida e pagar as contas, como sempre foi. O Brasil continua sendo um país canalha.

A citação acima abre o capítulo 6, “Psicologia da Incompetência Política”, do novo livro do historiador Niall Ferguson “Doom, The Politics of Catastrophe”, pela Penguin Press, 2021 —a ser publicado no Brasil com o título “Catástrofe” pela Planeta em setembro. Segundo ele, grandes tragédias naturais são também criações humanas. Não há tragédia natural pura. E a incompetência política é um clássico que se repete.

Ferguson é um historiador anti-hegeliano. O que isso quer dizer? G.W.F. Hegel (1770-1831), um dos maiores filósofos da história da filosofia, acreditava que a história tem uma racionalidade que se materializa ao longo do tempo. Isso quer dizer que a história tem um sentido e que podemos compreendê-lo.

Ser anti-hegeliano quer dizer que a história não tem sentido algum, que não está indo para lugar nenhum, que andamos em círculos, que a contingência cega reina ao longo do tempo, e que, portanto, como se diz na Dinamarca “só se pode prever o passado”. E, olhe lá, talvez os russos é que tenham razão, “não se pode prever nem o passado”. Quem vence narra a história.

Mas, dizer que a contingência cega reina ao longo do tempo não significa dizer que esse reino seja um reino absoluto. Fazer história é, justamente, identificar uma certa casuística dos acontecimentos e daí aprender o que é possível aprender. O que, por sua vez, não significa que aprendamos. Vale dizer que o livro não é um livro sobre, apenas, a pandemia atual, apesar de, evidentemente, tratar dela. Trata-se de uma pesquisa sobre catástrofes.

A obra é uma bela peça de análise de como a história mostra o entrelaçamento que une a natureza e o comportamento humano (social e político) em meio as catástrofes. Dito de outra forma: no caso específico de pestes, elas só se espalham graças ao movimento dos homens. Elas pioram ou não, graças ao modo como os homens reagem a ela, individualmente, coletivamente, politicamente e burocraticamente.

Publicada neste domingo, 18 de julho de 2021 - Ricardo Cammarota/Folhapress

A epidemiologia é uma ciência médica com uma face voltada para as biológicas e outra para as humanas. Quando se pensa apenas na face biológica se esquece que o homem habita a sociologia em grande parte, logo, a lida com a epidemia depende de como as sociedades se organizam. O Brasil é uma catástrofe histórica, logo, aqui, a pandemia é pior, como todo mundo já sabia.

A humanidade já teve várias pestes e nunca estamos, de fato, preparados para elas. Logo, não aprendemos muita coisa com os eventos passados.

Um dos pontos altos do livro é quando Ferguson mostra como a burocracia médica dos Estados estava despreparada para lidar com a pandemia. Mas aqueles países mais ricos e mais organizados, é claro, se saem melhor pelas razões de sempre.

Enquanto em Davos em janeiro de 2020, os ricos discutiam o aquecimento global, o coronavírus estava na Europa e se espalhando pelo mundo a jato. E é muito provável que continuemos despreparados para eventos como esses. E os ricos se sairão sempre melhor e os pobres continuarão a morrer do mesmo jeito, enquanto melosos juram amor a solidariedade global.

Vale apontar que Ferguson sabe se colocar muito bem diante das obsessões e do senso comum da intelligentsia mundial: apesar de todo mundo chique xingar Donald Trump e Boris Johnson, foram eles que deram o pontapé inicial para o que, de fato, tende a debelar a pandemia, as vacinas. Enquanto os idiotas da pandemia discutem se “acreditam” ou não nas vacinas, as farmacêuticas, como sempre, é que nos salvaram.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas