Siga a folha

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Descrição de chapéu

Cidadão de bem envia nudes do próprio pênis para repudiar antibolsonaristas

Por que eu seria digna de receber uma foto de seu bem mais precioso na visão falocêntrica patriarcal?

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As notificações do meu Instagram se acumulavam feito pedidos de impeachment na mesa do Arthur Lira. Abri minha caixa de mensagens para descobrir que ela havia se transformado em um pasto. É como se eu tivesse tocado o jingle do Lula em um berrante. Me senti uma legítima tropeira na lida com a boiada, o próprio Antônio Fagundes na abertura de “O Rei do Gado”.

Acontece. Às vezes, grupos bolsonaristas repercutem crônicas publicadas neste espaço, com críticas que fiz ao governo. Quando o ódio bolsonarista desabrocha na minha inbox feito flores em um bosque primaveril, sempre vislumbro a oportunidade de entender a lógica de pensamento dos incompreensíveis 23% que ainda defendem o governo. E sempre falho miseravelmente.

Por isso, divido com o leitor algumas das charadas que já recebi no formato de mensagem de ódio para que juntos possamos desvendar esse mistério.

“Que pena que sua mãe não te abortou.” Ao que tudo indica, o autor da mensagem é contra o aborto. Ou seja, parte do pressuposto de que nada justifica a interrupção de uma gravidez.

Eis que, de repente, não mais do que de repente, tudo bem abrir uma exceção, caso o embrião venha a se transformar em uma pessoa com a qual ele discorda? Corro o risco de encontrar essa figura em uma passeata pró-escolha?

“Lixo humano” (seguida de uma foto íntima). Para manifestar seu repúdio, o cidadão de bem enviou um nude —uma foto do que parecia ser, no meu entendimento, o pênis dele.

Publicada em 5 de junho de 2021 - Silvis

Se este indivíduo me considera um lixo, por que eu seria digna de receber uma foto de seu bem mais precioso na visão de uma sociedade falocêntrica patriarcal? Como alguém manda uma foto de si próprio na intenção de ofender outra pessoa? Ele odeia a si mesmo? Ele odeia o próprio pênis?

“Se diz feminista, mas não falou nada sobre o que fizeram com a Damares e com a Dra. Nise Yamaguchi. Vai arrumar uma pia de louça para lavar!” A autora manifesta sua repulsa ao feminismo em sua última frase, quando limita o gênero feminino ao ambiente doméstico. Ao mesmo tempo, me cobra sororidade para com as manas Damares e Nise, sugerindo que não estou cumprindo com minhas obrigações feministas. Foi para isso que conquistamos o direito ao voto?

“Genocida é a sua mãe.” Se o autor dessa mensagem não tiver até 11 anos de idade, eu não sei nem por onde começar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas