Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Quem recusa AstraZeneca são os mesmos que encaram ovo colorido de boteco

Funcionária do SUS apelida sommelier de vacina como 'vaccinelier', o especialista em recomendações inúteis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tamanha foi a surpresa da funcionária do SUS quando se viu diante de uma cidadã que chegou ao posto de saúde acompanhada de uma espécie de sommelier de vacinas, que ela insistia em chamar de vaccinelier. O tal especialista fez as recomendações abaixo.

AstraZeneca — “Elaborada pela Universidade de Oxford, essa vacina ainda é vista com certo preconceito por parte da população brasileira. A mesma população que encara ovo colorido de boteco. Não há nada mais deselegante do que torcer o nariz para uma vacina com 100% de eficácia comprovada para casos graves de Covid-19.

Em algumas pessoas, ela pode apresentar uma explosão de sensações contrastantes. A mais persistente é o alívio de estar sendo imunizado contra uma doença que mata 2.000 pessoas por dia no país. Já outras são mais voláteis, como dor de cabeça e febre. Um imunizante forte, encorpado, que harmoniza bem com uma sopa e um analgésico.”

Pfizer —“Essa é uma vacina bastante hypada, prestigiada no exterior e procurada nos postos de todo o Brasil. Mas nem todo brasileiro é fã desse exemplar. O presidente Bolsonaro nos privou de uma oportuna safra de 2020, mas não dá para levar a sério o julgamento de uma pessoa que homenageia torturadores e harmoniza pão francês com leite condensado.

Este é um imunizante consistente, porém suave, elaborado pela farmacêutica Pfizer, que apesar da forte tradição no ramo, ainda precisa trabalhar internamente algumas questões de autoestima. A vacina precisa ser conservada a temperaturas baixíssimas, geladas como o coração de alguém capaz de ignorar 81 emails.”

Ilustração de um braço com três vacinas sendo aplicadas nele. É possível ler "AstraZeneca" na seringa roxa, "Coronavac" na seringa laranja e "Pfizer" na seringa azul. No fundo, há três balões de fala: "Bota!", "Quero!" e "Delícia!".
Publicada nesta segunda-feira, 14 de junho de 2021 - Silvis/Folhapress

Coronavac —“Mais um exemplar injustamente atacado por Bolsonaro, que insistiu em rotulá-lo como 'a vacina de João Doria' e criou falso alarde sobre sua eficácia e seus efeitos colaterais.

De origem chinesa e produzida pelo Instituto Butantan, a Coronavac é uma vacina equilibrada, alegre e refrescante. Feita a partir do vírus cultivado em uma cultura de células e inativado a partir de processos químicos, sua composição única causa uma verdadeira festa de linfócitos no organismo. Harmoniza com um churrasco, preferencialmente servido após o tempo de inoculação da segunda dose.”

Apesar de contundentes, as recomendações do especialista não fizeram qualquer diferença, pois a melhor vacina é sempre a que está disponível.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.