Siga a folha

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Descrição de chapéu Folhajus

Webcam supervalorizada simboliza o novo consumo

Crescimento é acompanhado também do aumento do faturamento na venda de notebooks no comércio eletrônico

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sinais dos novos tempos não estão somente nas máscaras onipresentes, no uso do álcool em gel e no home office. Tente comprar uma webcam e perceberá que migramos mesmo para uma vida digital, temporariamente ou não. Mas ainda que as vacinas em teste, duas delas já autorizadas em seus países (russa e chinesa ), tenham pleno êxito, não creio que abandonemos hábitos como compras online, delivery, escritório em casa e lives.

Uma webcam passava quase despercebida na hora de se escolher um computador desktop. Sinceramente, você comparava características técnicas, preços, comprimento do cabo USB e a iluminação do ambiente? Até porque as ocasiões em que usávamos esta câmera não eram profissionais, exceto uma rápida conversa de trabalho. É bem provável que somente influencers digitais e aficionados fossem exceções a esta regra.

Hoje, quem quiser trocar de webcam, terá duas principais opções: pagar mais barato por produtos importados, e recebê-los entre setembro, outubro e novembro, ou acima de R$ 200, por uma câmera nacional mais frete.

Confesso, também, que não sabia dos aparatos voltados à iluminação das reuniões e apresentações digitais. São os tais dos "ring light" ou anéis de luz. E há os tripés, é claro, para posicionar melhor as luzes e as câmeras. Quem comemorou seu aniversário este ano, entre o final de março e agora, quase que certamente se reuniu por vídeo com alguns familiares e amigos. Não é a festa ideal, convenhamos, mas a possível enquanto os casos de coronavírus no país permanecerem em um alto platô.

Durante a pandemia, também aumentou o faturamento do segmento de notebooks no comércio eletrônico (85,2% entre março e junho de 2020, em relação a igual período do ano passado, segundo a empresa Compre & Confie). Da mesma forma que os acessórios para lives e home office, e que a alimentação delivery, as vendas do mercado automotivo parecem reagir positivamente, em função das pessoas que pretendem (e podem) evitar o transporte coletivo, devido aos riscos de contrair o coronavírus em ambiente fechado, com muitos passageiros em pouco espaço.

Além disso, o mercado imobiliário vendeu mais do que esperava, ao menos em São Paulo. Aqui, cabem algumas considerações. As quedas da taxa de juros oficial (Selic) fizeram com que vários investimentos tivessem rendimento negativo ou inexpressivo. E o confinamento 'abriu o apetite' de várias famílias por imóveis novos e mais confortáveis.

Mas o consumidor não deve se deixar levar somente pela emoção. Precipitação pode não criar graves problemas financeiros na compra de webcam, tripé e "ring light". Já o prejuízo pode ser muito grande se os negócios por impulso envolverem carros e imóveis. Portanto, muita calma nessa hora, enquanto continuo procurando uma webcam com preço razoável, e entrega ainda neste mês de agosto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas