Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Feira Plana não será realizada em 2019

Evento foi cancelado devido a dívidas acumuladas em outras edições

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Feira Plana, maior evento de artes gráficas e publicações independentes do país, teve a sua edição deste ano cancelada. O evento costuma acontecer no final de março —ano passado, foi realizado no pavilhão da Bienal.

O motivo foram as dívidas acumuladas nas últimas edições, que chegam aos seis dígitos. A ideia é quitar débitos e voltar só em 2020.

Como a Casa Plana, editora e livraria ligada ao evento, teve dois títulos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático no ano passado, a ideia é usar o dinheiro dessas vendas ao governo para resolver a questão. A feira não costuma cobrar expositores.

“Chegava um momento em que não tinha dinheiro o suficiente, mas tínhamos que tomar uma decisão [e tirávamos do próprio bolso]”, diz Bia Bittencourt, organizadora da Plana.

Ilustração de Nelson Cruz em ‘O Pinguim que Andou de Bonde’, inspirado em trecho de uma carta de Monteiro Lobato, na qual o autor contava ter encontrado um pinguim de asa quebrada - Reprodução

CASA NOVA Bittencourt, aliás, está morando na Espanha e pretende abrir uma editora por lá. A No Libros deve começar a funcionar ainda neste semestre, com livros em português traduzidos para o espanhol. A ideia, no futuro, é produzir e distribuir em outros países, como Brasil, México e Argentina.

QUIOSCO TATUÍ A Banca Tatuí, que vende publicações independentes em São Paulo e é gerenciada pela Lote 42, vai participar da próxima edição da ArteBA, principal feira de arte contemporânea argentina, em abril. A banca levará uma seleção de obras de artistas, coletivos e editoras ligadas às artes visuais, como 
a Polvilho, a Borogodó e a Edições Aurora.

PLANALTO CENTRAL A livraria e editora Palavrear, de Goiânia, está se transformando em uma distribuidora, diante da falta de serviços do tipo na região central do país. Por enquanto, está trabalhando com a Companhia das Letras e a Lote 42.

MISTÉRIO A HarperCollins publica em abril “Garoto Devora Universo”, primeiro romance do jornalista Trent Dalton. O personagem principal, como o autor, foi criado por um traficante de heroína. O livro conta a história de uma criança que recebe mensagens dizendo que ela precisa salvar sua mãe, que está presa, na noite de Natal. O livro sairá em 17 países.

CIÊNCIA Já a Record acaba de contratar o novo livro de Marcelo Gleiser, professor de física e astronomia na Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos, e colunista da Folha. O livro trará uma seleção de artigos publicados por Gleiser no jornal nos últimos anos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas