Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Livro inédito de Paulo Vanzolini sobre animais será editado

Compositor e cientista descreve espécies da América do Sul com tom de cronista

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

O compositor e cientista Paulo Vanzonili - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O zoólogo e compositor Paulo Vanzolini, morto em 2013, deixou além da obra científica um grupo de sambas que se tornaram clássicos da música brasileira, como “Praça Clóvis” e “Volta por Cima”.

Seis anos após sua morte, um grupo de textos inéditos sobre as espécies nativas da América do Sul, escritos como crônicas, estão em fase de edição e devem chegar às livrarias ainda este ano.

As crônicas serviram de inspiração para uma série de desenhos da artista plástica Berta Brentani —os desenhos foram expostos em 1997 no MAC e acompanharão o livro, mas os textos de Vanzolini não chegaram a ser publicados.

Apesar do olhar de cientista para a fauna, o sambista se permitiu um texto mais solto e com humor. Ao falar dos papagaios, por exemplo, nota que a carne das aves é muito dura —e, para comê-la, é melhor usar a panela de pressão. 

Já ao escrever sobre os sapos, Vanzolini ensina —ao menos em tese— como se faz um feitiço para prejudicar um inimigo, amarrando o nome do desafeto dentro da boca do bicho. Intitulado “Terra Papagalorum”, o livro sairá pela Imprensa Oficial.
 

MACONDO A Planeta comprou, na Feira de Londres, os direitos de “Solitude & Company”, de Silvana Paternostro. O livro traz depoimentos e anedotas sobre Gabriel García Márquez, contados por pessoas famosas ou não que foram próximas a ele, da toda-poderosa agente literária catalã Carmen Balcells a parentes distantes.

ESPIÃ Na feira, a editora também levou os direitos de “Liberation”, de Darby Kealey, um thriller inspirado na história verídica de Nancy Wake, uma das espiãs dos Aliados na Segunda Guerra que chegou a ser uma das pessoas mais procuradas pela Gestapo. A obra vai virar filme com Anne Hathaway.

NOVA YORK A Carambaia publica em maio “Eles e Elas - Contos da Broadway”, de Damon Runyon, nos quais o autor conta histórias de contrabandistas, apostadores e pugilistas, entre outros, tentando ganhar a vida. Runyon faz um retrato da Nova York dos anos 1920 e 1930, inspirado pelo ambiente das ruas ao redor da Broadway.

POESIA A Bazar do Tempo prepara para breve o lançamento da Coleção Atlântica, coordenada com Sofia Sousa Silva, com antologias de poesia portuguesa com apresentação de especialistas. Entre os autores selecionados, estão Adília Lopes, Jorge de Sena e Mário Cesariny.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas