Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Paulo Coelho vai narrar torturas que sofreu em texto contra Bolsonaro

Autor vai publicar artigo no Washington Post, nos próximos dias, contra comemorações do golpe de 1964

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor brasileiro Paulo Coelho em sua casa, em Genebra
O escritor brasileiro Paulo Coelho em sua casa, em Genebra - Niels Ackermann/Lundi13/Folhapress
São Paulo

O escritor Paulo Coelho vai publicar, nos próximos dias, um artigo no jornal americano The Washington Post em resposta à ordem do presidente Jair Bolsonaro para que os militares preparem celebrações pelo golpe de março de 1964.

O texto já foi entregue e está em fase de tradução para o inglês. Em um artigo contundente, o autor narra em detalhes as torturas que sofreu nos porões da ditadura militar, em maio de 1974 —e diz que é um período assim que Bolsonaro pretende comemorar.

NOVOS AUTORES Com a mudança de comando na Imprensa Oficial de SP, a editora planeja criar um novo nicho, para a publicação de novos autores de ficção e não ficção —em um modelo que se assemelha ao de algumas editoras independentes.

NOVOS AUTORES 2 O novo presidente, Nourival Pantano Júnior, diz que o modelo ainda está sendo elaborado, mas afirma que é possível que os autores banquem as tiragens integral ou parcialmente, como ocorre em algumas editoras menores. A Imprensa Oficial atuaria, assim, com a curadoria. Pantano Júnior diz que quer “focar no cidadão comum”.

COSME VELHO A editora prepara para junho, nos 180 anos do autor, o livro “Escritor por Escritor - Machado de Assis Segundo Seus Pares”, com textos de outros sobre Machado por nomes como Lima Barreto, Monteiro Lobato, Júlia Lopes de Almeida.

RARIDADE A Fólio Livraria, especializada em obras raras, vai levar para a SP-Arte um exemplar raríssimo de “Les Mains Libres” |1| (1937), com desenhos de Man Ray e poemas de Paul Éluard. A edição traz a seguinte dedicatória: “Para Salvador Dalí e Gala, de todo o nosso coração”. Gala era mulher do surrealista e ex de Éluard. O preço é R$ 120 mil.

MUDANÇA A sede da editora Capivara, de Pedro e Beatriz Corrêa do Lago, está de mudança para São Paulo. Na previsão da casa para este ano, estão previstos um livro sobre a obra de Thomas Ender, artista austríaco que esteve no Brasil em 1817, onde pintou aquarelas com cenas do país, e uma fotobiografia de Heitor Villa-Lobos.

JOVENS A editora Camila Werner, ex-Globo Livros, agora faz parte da MTS Agência de Autores. Vai cuidar dos originais infantojuvenis dos escritores representados pela agência de Mariana Teixeira Soares, além de prospectar novos nomes para o catálogo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.