Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Resultado de leilão brasileiro por Woody Allen fica em suspenso

Grupo disse que ainda vai decidir o que acontece com os leilões em outros países

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Está em suspenso o resultado do leilão brasileiro de "Apropos of Nothing" (a propósito de nada), o livro de memórias de Woody Allen, cuja publicação foi cancelada pela Hachette nesta sexta (6).

Procurado por uma pessoa envolvida na negociação brasileira, o grupo disse que ainda vai decidir o que acontece com os leilões em outros países --a obra já tinha sido vendida para França, Alemanha, Itália e Espanha, onde tinha data de lançamento.

Aqui no país, até que algo mude, são cinco as editoras na disputa. Pelo menos três grandes casas do país decidiram não participar --por motivos que vão desde a acusação de abuso sexual contra Allen até o medo da reação do público, passando pelo fato de que a Hachette se recusava a dar detalhes sobre a autobiografia ou acesso ao manuscrito.

Os editores só receberam uma descrição vaga da obra, falando que ela trataria das relações de Allen com "família, amigos e amores de sua vida". Nenhuma palavra sobre as acusações de abuso feitas por sua filha Dylan Farrow. Conduzido pela Agência Riff, principal agência literária do país, o leilão deveria ter seu resultado anunciado nesta sexta (16).

CORONAVÍRUS Com o cancelamento, por causa do coronavírus, da Feira do Livro de Londres, que começaria no dia 10/3, as negociações já se iniciaram nesta semana. Leilões já estão em curso e as reuniões acontecem por Skype. Alguns editores planejam ir para Nova York em maio.

 

NARRATIVA CURTA A cineasta Anna Muylaert, diretora de "Que Horas Ela Volta?", lança em breve "Quando o Sangue Sobe à Cabeça" (Lote 42), um volume de seis narrativas curtas escritas nos anos 1990, quando ela fazia a passagem para o cinema. Antes disso, ela havia publicado "Vai!", livro de poesia pela Massao Ohno.

NA MÃO Nesta semana, é lançado o aplicativo Nexbooks, com livros digitais para celulares, com imagens, sonoplastia e trilha sonora. É a estreia da startup editorial carioca Nextale. A plataforma disponibiliza grátis o conto original "Chapeuzinho Vermelho", de Charles Perrault.

NA RUA Na sexta (13), abre as portas uma nova livraria no Rio, a Janela. A inauguração terá bate-papo entre Heloisa Seixas e Ruy Castro, com projeção de imagens do último livro dele, "Metrópole à Beira-Mar". Ainda neste mês, haverá um curso sobre biografias, com Joselia Aguiar, e um outro sobre literatura latino-americana, com Eric Nepomuceno.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas