Siga a folha

Toffoli pede providências à PGR sobre agressão ao STF e a Lewandowski em avião

Presidente do STF também enviou ofício ao ministro da Segurança Pública

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli - Pedro Ladeira/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, enviou ofício à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pedindo providências quanto ao episódio no qual um advogado criticou o ministro Ricardo Lewandoski e a corte em um voo comercial, na terça (4). 

Antes de o avião decolar, Cristiano Caiado de  Acioli afirmou a Lewandowski que "o Supremo é uma vergonha, viu?". O ministro responde e pede que chamem a PF para prender Acioli.

"Solicito que sejam adotadas as providências cabíveis quanto aos fatos narrados pela Secretaria de Segurança desta Corte e consistentes em ofensas dirigidas ao Supremo Tribunal Federal" ocorridos "com o senhor ministro Ricardo Lewandowski em voo comercial que partiu de São Paulo com destino a Brasília". 

Toffoli diz também que encaminhou um ofício com o mesmo teor ao ministro da Segurança Pública, "para que também sejam adotadas as providências cabíveis sob a responsabilidade daquela pasta". 

Entidades de magistrados e advogados também se manifestaram repudiando o episódio. 'Liberdade de expressão não autoriza o desrespeito às instituições e a perturbação de voos', afirma nota assinada por diferentes órgãos representativos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas