Siga a folha

Senado convoca ministro do Turismo para depor sobre esquema de laranjas do PSL

Comissão da Casa aprovou requerimento do senador Randolfe Rodrigues

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor aprovou nesta terça (8) um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) convocando o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), para prestar esclarecimentos ao Senado sobre esquema de candidaturas laranjas do PSL e sobre as prisões, pela Polícia Federal, de um ex-assessor e dois ex-auxiliares.

A audiência foi marcada para o dia 22 de outubro. Segundo Rodrigues, Álvaro Antônio já cancelou a presença na comissão três vezes, mas agora não pode recusar a ida. 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio - Roque de Sá/Agência Senado

Álvaro Antônio foi indiciado pela PF sob suspeita de envolvimento no esquema de laranjas do PSL

A investigação policial, iniciada com base em reportagens da Folha, concluiu que o ministro comandou esquema de desvio de recursos públicos por meio de candidaturas femininas de fachada nas últimas eleições.

O ministro já havia sido previamente convidado a esta Comissão de Transparência Fiscalização e Controle no dia 19/03/2019 para dar as devidas explicações sobre o caso", aponta o requerimento de Rodrigues. 

"Entretanto, não compareceu à audiência pública e nem se mostrou disposto a fazê-lo em outra data. Consequentemente, com a prisão de seu assessor especial no Ministério do Turismo, assim como de membro do PSL, do qual é presidente em Minas Gerais, torna-se inevitável e imperativo a convocação do S. Exª para dar as devidas explicações a respeito do caso, uma vez que as acusações são extremamente graves."

"O ministro deve isso ao Congresso e à sociedade brasileira", segue o texto. "É importante que o Ministro coloque às claras o obscurantismo que ronda as eleições do PSL, esclarecendo à República sobre o que tomou parte neste processo eleitoral, dando a sua versão dos fatos", conclui o documento. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas