Siga a folha

Convite de Regina Duarte a reverenda estremece setor cultural

Pessoas que até então apoiavam a ida da atriz para a pasta foram surpreendidas pela decisão

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O convite de Regina Duarte para que a reverenda Jane Silva assuma o cargo de adjunta da Cultura estremeceu o setor cultural. Pessoas que até então apoiavam a ida da atriz para a pasta foram surpreendidas pela decisão.

Jane Silva e Regina Duarte - Reprodução Facebook Jana Silva Brasil

“A gestão da Regina significava esperança para o nosso setor que estava completamente encurralado pelo poder Executivo. Mas a primeira ação dela como secretária, sem ser nomeada, é essa indicação. Isso é um mau sinal”, diz o produtor Eduardo Barata, presidente da APTR (Associação dos Produtores de Teatro). Ele espera que a atriz reveja a indicação de Jane.

Na quinta (23), Regina convidou a reverenda, atual secretária de Diversidade Cultural da pasta, para o cargo de secretária-adjunta. O convite foi feito em reunião com assessores, secretários da pasta e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Dessa forma, Jane passa a atuar como secretária interina da Cultura.

A reverenda fez críticas no passado ao ministro do Turismo e chegou a defender sua demissão

Na quarta (22), João Paulo Soares Martins, que era o adjunto da secretaria, foi exonerado. Ele ocupava, interinamente, o cargo de secretário da pasta desde a saída de Roberto Alvim, na sexta-feira (17). 

O cineasta Josias Teófilo era um dos cotados para assumir o cargo. Sua indicação partiu de ministros.

Conhecida como reverenda Jane Silva, ela assumiu a secretaria de Diversidade Cultural em novembro. Presidente da empresa Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócio, Silva usa suas redes sociais para apoiar o governo Bolsonaro e Roberto Alvim. "Há esperança para o Brasil através da Cultura. O atual Secretário da Cultura Roberto Alvim, começa a limpar a imagem do Brasil no exterior! Parabéns Secretário", escreveu em seu Facebook no dia 23 de novembro sobre a viagem do secretário à Europa.

Leia a coluna completa aqui.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas