Siga a folha

Posse de Regina Duarte tem cochicho de artista em ouvido de Bolsonaro

Atriz assumiu a Secretaria Especial da Cultura nesta quarta (4)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Assim que a cerimônia de posse de Regina Duarte na Secretaria Especial da Cultura acabou, a atriz Rosamaria Murtinho, uma das únicas artistas no evento, se espremeu no meio da multidão para tentar chegar até o presidente Jair Bolsonaro. 

“Quero falar com o [ministro da Casa Civil] Braga Netto e o vice que eu adoro. Cadê a [primeira-dama] Michelle?”, perguntou a atriz a uma mulher que a acompanhava. Ela se aproximou de Bolsonaro e começou a cochichar em seu ouvido —o presidente sorriu.

“Falei uma frase do Shakespeare, do ‘Hamlet’, do segundo ato, cena dois”, disse a atriz à coluna, sobre o que conversou com o presidente. “Cada um entende o que quiser. É quando os artistas vão representar a morte do pai dele.”

“Estou aqui dando força pra Regina. Principalmente, ela sendo mulher. Ele [Bolsonaro] botou ela no lugar onde homens costumam ficar. E a gente tem que gostar, porque é uma mulher igual à gente”, continuou Rosamaria. 

Durante a cerimônia, Rosamaria se levantou de seu lugar, na primeira fileira, para fotografar Regina assinando o termo de posse. “Vou botar no meu Instagram.” 

Em seguida, entrou no elevador do Palácio do Planalto, onde ocorreu a cerimônia, para tentar encontrar Regina —entre os presentes, o que se falava é que a secretária tinha saído em rapidez e sem cumprimentar os convidados.

“Ela foi embora”, disse o produtor Raul Doria à atriz Mylla Christie. “Estou procurando a Regina. Ninguém sabe [para onde ela foi”, responde Mylla. Algumas pessoas comentavam que Regina tinha deixado o palácio de carro.

Doria, irmão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que enviou uma mensagem à atriz no fim de semana. “Estou superotimista com ela. Enviei isso aqui”, diz enquanto mostra no celular a frase “se os anjos se acovardam, os demos fazem a festa” —à qual Regina respondeu: “Que maravilha ter vocês lá [na posse] comigo”. 

Mylla conta que achou o discurso de Regina “de dar orgulho”. “A Regina é uma pessoa muito sincera e muito verdadeira. Foi um discurso de dar orgulho, porque ela colocou muito bem a cultura brasileira nas palavras. São 50 anos nesse meio, ninguém melhor do que ela mesmo”, seguiu. 

Ao ser questionada sobre adversidades que Regina poderá enfrentar na gestão, Mylla pediu “fé”. “Ela é uma mulher corajosa para estar onde ela está. Então, se põe no lugar dela, por favor? Como é que faz? Como você faria? Você, jornalista. Eu, jornalista, atriz. Se põe no lugar dela. Calma, né? Vamos ter um pouco de fé?”

O ator Carlos Vereza também era um dos presentes na cerimônia. No corredor dos banheiros do segundo andar do palácio, ele se encontrou com Rosamaria, que pediu para que ele fizesse uma foto usando uma camiseta de um projeto que ela apoia.

“Agora que você já fez a foto, me explica o que que é isso?”, questiona Vereza, entre risos. 

“Eu gostei muito do discurso. Foi descontraído, do jeito dela mesmo. Ela brinca, é muito engraçada mesmo”, disse Vereza.

Ele afirma que Regina tem pedido a representantes da classe artística que enviem sugestões de projetos. “Os colegas reclamam, mas não apresentam projetos, né?”, diz. 

E sobre a possibilidade de integrar a equipe de Regina na secretaria? “Eu te juro que não sei. Ela me convidou. Não disse para o quê. Ela disse: ‘Vem trabalhar comigo’. Ela não falou [qual posição]”, diz Vereza. Em seguida, entra em uma sala para se encontrar com o general Augusto Heleno, ministro do GSI.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas