Siga a folha

Justiça dá ganho de causa a chef Roberta Sudbrack contra Prefeitura do Rio

Em 2018, chef entrou com ação contra a prefeitura para acabar com a interdição imposta ao estabelecimento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa para o restaurante, Sud, o pássaro verde Café, da chef Roberta Sudbrack, após embate com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 2018, Roberta, que já trabalhou foi chef do Palácio da Alvorada durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entrou com ação contra a Prefeitura do Rio para acabar com a interdição imposta ao estabelecimento, localizado no Jardim Botânico.

Retrato da chef Roberta Sudbrack - Zô Guimarães/Folhapress

Roberta alegava que a prefeitura havia autorizado o estabelecimento a funcionar como restaurante, mas que depois impôs restrições de alvará.

Enquanto tramitava o processo, no entanto, o restaurante não chegou a fechar. Em função da pandemia do novo coronavírus, ele fechou temporariamente e ainda não há previsão para reabrir.

A decisão é assinada pelo juiz Bruno Vinícius da Rós Bodart, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro​.

O juiz julgou procedente o pedido para tornar nulas as restrições registradas em alvará quanto à exigência de funcionamento em caráter residencial e à limitação ao número de empregados.

Ele também condenou a prefeitura a "abster-se de impedir ou restringir a atividade econômica do restaurante descrito na inicial, para além da restrição de que não cause incômodos e prejuízos à vizinhança​".

A decisão também condena a prefeitura a "restituir todos os valores pagos a título de multa decorrentes dos atos ora anulados, com juros e correção monetária". ​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas