Siga a folha

Prefeitura de SP premia e ameaça de despejo instituição cultural da zona sul

Espaço Cita realiza oficinas, eventos e festivais gratuitos há cerca de dez anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma instituição reconhecida pela Prefeitura de SP como ponto de cultura está ameaçada de despejo pelo próprio órgão. Localizado na região do Campo Limpo, na zona sul, o Espaço Cultural Cita realiza oficinas, eventos e festivais gratuitos há cerca de dez anos.

RELÓGIO

No dia 7 de outubro, a Subprefeitura de Campo Limpo deu dez dias para desocupação, alegando risco por cupins e falta de manutenção.

DISPUTA

A Secretaria de Saúde diz que planeja implementar um centro de testagem e acolhimento no terreno. A decisão contraria a Secretaria de Cultura, que em agosto contemplou o Cita com um prêmio para coletivos culturais em espaços públicos ociosos.

Apresentação de peça de teatro no Espaço Cultural Cita, na zonal sul, em São Paulo - Divulgação

Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de São Paulo:

"A Prefeitura de São Paulo informa que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já mantém no terreno, atualmente, o SAE DST Jardim Mistutani e o CAPS Infantojuvenil Campo Limpo, que prestam importantes serviços para a população local. Na mesma área, há a intenção de implantar o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Parque Ipê, com recursos do Programa IST/AIDS, cujos trâmites licitatórios estão em andamento. Para a instalação do equipamento, será necessária reforma do imóvel, pois há diversos problemas e risco devido à presença de cupins e falta de manutenção nos últimos anos. A Subprefeitura de Campo Limpo esteve no local no último dia 7 e, constatado risco estrutural, foi lavrado um auto de interdição e de desocupação da área. O prazo para cumprimento é de dez dias. A Secretaria Municipal de Cultura reconhece a importância do trabalho do Espaço Cultural CITA, reconhecido pelo edital de Mapeamento e Credenciamento de Espaços Culturais, e se dispõe a auxiliar nas tratativas para a resolução do caso."

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas